20150713_142437

Conselheiros de Serra Talhada; Antônio Alves, Márcia Mery, Daniel Lima e Iara Nunes

Foto: Farol de Notícias / Manu Silva

A criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) orienta há 25 anos o trabalho dos conselhos tutelares e demais poderes públicos no tratamento de meninos e meninas. Em todo o Brasil, conselheiros tutelares comemora o dia 13 de julho e, em Serra Talhada, os integrantes do Conselho Tutelar visitaram o FAROL para falar de conquistas e chamar a atenção para a necessidade de criação de um segundo Conselho Tutelar para o município.

A conselheira Iara Nunes, afirma que o ECA é o documento que guia e regulamenta o tratamento dos infantes . “Hoje faz 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e eu gostaria de falar que o Estatuto é de muita importância para a gente, os conselheiros. Particularmente, eu acredito que o Estatuto é a bíblia do conselheiro, é pelo o que é regido as atribuições do Conselho Tutelar”. Com o Estatuto os conselheiros podem cobrar da prefeitura a garantia de direitos básicos, como saúde, educação e lazer.

Segundo Antônio Alves, também conselheiro da Capital do Xaxado, equipamentos importantes de educação municipal foram criadas através das cobranças do Conselho Tutelar. “o Conselho Tutelar reivindica o poder público a questão de garantir a educação de qualidade, próxima do endereço da criança e do adolescente. Então, foi implantada creches no bairro Vila Bela, Bom Jesus, Cajep, Caxixola, Ipsep. E tudo isso em um esforço não só da gestão pública, mas também da cobrança do Conselho Tutelar”, afirma o conselheiro.

O Conselho Tutelar de Serra Talhada conta com uma equipe de cinco conselheiros, que reivindicam a criação de um segundo conselho. “A gente já luta pela criação de um segundo conselho, infelizmente ainda não tem essa preocupação de quem tem o poder de executar. Recentemente, foi discutido no âmbito municipal a criação de mais duas vagas na Câmara Municipal. O custo dessas duas cadeiras daria para pagar mais uns três Conselhos Tutelares. Eu acredito que teria muito mais relevância, por causa da demanda de Serra Talhada que tem uma extensão muito grande e um conselho com cinco conselheiros é pouco”.