A direção da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Serra Talhada (Fachusst) procurou a redação do FAROL de NOTICIAS, na tarde dessa segunda-feira (20), para rebater críticas feitas pela ex-aluna Joélia Vasconcelos, de que a instituição não tinha legalidade junto ao Ministério de Educação (MEC). E que, por conta disso, o registro profissional de assistente social não estaria sendo emitido pelo Conselho Regional de Assistência Social (CRESS).

A coordenadora da Fachusst, Michelle Roque, apresentou documentos comprovando que a faculdade cumpriu todos os trâmites junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE) e que não existe pendências junto ao MEC. “Quem trata deste tema é o Conselho Estadual de Educação. A autarquia é uma entidade pública municipal e não tem necessidade de ser regulamentada pelo MEC. Desde 2008 que a Fachusst está com autorização de funcionamento emitida pelo CEE”, disse Michele.

A coordenadora fez questão de rebater cada item da denúncia de Joélia Vasconcelos e ficou surpresa com a postura da ex-aluna.”Concluíram o curso 42 pessoas e ela (Joélia) colou grau em separado faz muito pouco tempo. O diploma tem um trâmite a ser cumprido junto a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a certidão tem um prazo de quinze dias para sair”, informou Michelle Roque, garantindo que a ex-aluna vai receber o documento.

CRESS

Quanto ao registro no Conselho Regional de Assistência Social (CRESS) a coordenadora foi taxativa: “Não estamos de braços cruzados. Estamos nos movimentando. A relação entre o Cress e autarquias é algo novo para eles. O último ofício cobrando uma atitude do conselho foi enviado no último dia 13 de agosto. Se necessário, iremos acioná-los na Justiça”, garantiu Michelle.

O presidente do Cress, Celso Severo, emitiu nota, via email, amenizando a polêmica. “Só posso adiantar que não indeferimos nenhuma solicitação da inscrição de recém formados da  Fachusst. A solicitação de inscrição ainda está sob análise, em virtude da particularidade do caso”, finalizou Severo. A Diretora Pedagógica do curso de Serviço Social, Magna Mourato, lamentou o episódio. “Esta é a primeira turma de formandos em Serviço Social. Da Fachusst estão saindo bons profissionais. Infelizmente, alguns não aprenderam a serem críticos com base na ética”, ponderou.