G1

O embaixador adjunto da Coreia do Norte nas Nações Unidas, Kim In Ryong, disse nesta segunda-feira (16) que a situação na Península Coreana atingiu um ponto em que “uma guerra nuclear pode começar a qualquer momento”.

Kim afirmou ao comitê de desarmamento da Assembleia Geral da ONU que a Coreia do Norte é o único país do mundo que foi submetido a “uma ameaça nuclear tão extrema e direta” dos Estados Unidos desde a década de 1970, e argumentou, ainda, que o país tem o direito de possuir armas nucleares para defesa própria.

Ele apontou a realização de exercícios militares anuais em larga escala usando “ativos nucleares” e disse que o mais perigoso é o que chamou de um plano americano para uma “operação secreta destinada a remover nossa liderança suprema”.

Neste ano, disse Kim, a Coreia do Norte completou sua “força nuclear do Estado e, por isso, tornou-se potência nuclear plena que possui meios de ataque de diferentes alcances, incluindo a bomba atômica, a bomba H e os foguetes balísticos intercontinentais”.

FolhaPE

A cidade de Mar del Plata, na Argentina, seria o ponto mais longe da Coreia do Norte para proteger-se de um eventual lançamento de mísseis vindo do país asiático. As informações foram disponibilizadas em um infográfico produzido pela emissora australiana Australian Broadcasting Corporation (ABC News).

Os mísseis norte-coreanos, de acordo com as expectativas de especialistas, têm um poder de fogo de aproximadamente 15 mil quilômetros. “Neste cenário, o único continente que talvez estivesse seguro seria a América do Sul”, diz o canal australiano. “A cidade argentina de Mar del Plata é o ponto de terra mais longe da Coreia do Norte”, completa.

Cerca de 19,7 mil quilômetros separam geograficamente Mar del Plata de Pyongyang, a capital do país liderado por Kim Jong-Un. A publicação esclarece que “estes mísseis foram provados apenas com satélites relativamente leves, por isso seria improvável que chegassem tão longe com a carga pesada de uma ogiva nuclear”.

Além disso, estes mísseis, conta a ABC News, demoram dias para serem preparados para o lançamento, “o que dá tempo suficiente para que os inimigos se preparem e possivelmente até interrompê-los”.