duque

Foto: Farol de Notícias/Alejandro García

Diante críticas que alertam para a extinção dos secretários executivos do governo, o prefeito Luciano Duque (PT) voltou a defender a manutenção do cargo na estrutura administrativa. Falando à rádio Cultura FM na semana passada, o gestor avisou, de forma categórica, que os nove executivos que atuam na sua gestão não são “desocupados”, pois contribuem na captação de recursos e fortalecimento de políticas. Cada um deles recebe pouco mais de R$ 4 mil. Na visão do prefeito, a crítica quanto à manutenção dos executivos parte apenas de oposicionistas. Duque afirmou ainda que se souber de alguém dentro da prefeitura que não está trabalhando vai chamar para conversar, caso contrário, será demitido.

“Nós temos nove secretários executivos. Se eu disser que eles não estão trabalhando estaria mentindo, não é? É uma maledicência o cidadão olhar e dizer: ‘ah, por que não tira os secretários executivos?’ Não são nenhum desocupados, eles estão trabalhando, estão produzindo para o município, estão rodando política pública, captando recursos e executando. Não tem ninguém dentro da prefeitura que está em sinecura e se tiver me diga que eu vou chamar, conversar e botar para trabalhar. Ou vamos afastar”, frisou Luciano Duque, mirando nos opositores:

“Eu tenho o maior cuidado do mundo, é muita gente que trabalha no setor público, mas as pessoas, principalmente quem é oposição, gosta de dizer que fulano não faz nada, fulano não trabalha… Porque o cara que quer chegar no poder, ele usa o trampolim da crítica para tentar desconstruir quem trabalha”.

A polêmica sobre a manutenção dos secretários-executivos cresceu diante o anúncio de que o governo municipal pretende realizar cortes para ajustar a máquina. Só com os nove executivos, a prefeitura vem gastando, por mês, mais de R$ 35 mil.