Publicado às 13h15 desta segunda (22)

O fim do relacionamento amoroso é um momento delicado e que geralmente termina em conflito. Mas quando as brigas dos pais começam a prejudicar a saúde mental dos filhos?

Reportagem do Farol constatou junto ao Conselho Tutelar de Serra Talhada que esse problema tem aumentado no município e preocupado cada vez mais os conselheiros locais.

O Farol apurou que o órgão tem registrado a média de cinco atendimentos semanais dando conta de casos onde crianças ficam em meio às brigas dos pais, que acabam recorrendo ao Conselho Tutelar em busca de alguma orientação.

“O número de casos é crescente e isso tem chamado nossa atenção. Os casais se separam e iniciam conflito pela guarda dos filhos. Os casos estão chegando diariamente. Alguns vêm para cá desesperados por que o ex-companheiro ou companheira não permite que ele veja a criança”, relatou o conselheiro Edvan Lima, que complementa:

“Isso tem preocupado muito a gente aqui porque o que vemos é que a criança vira um objeto de disputa e pode crescer com problemas psicológicos em razão de presenciar esses conflitos dos pais. Ao mesmo tempo nós orientamos que eles procurem a esfera judicial, uma vez que essa é quem tem a competência de solucionar a divergência. Mas o fato que mais nos preocupa é o reflexo que essas disputas e conflitos causam nas crianças”, concluiu Edvan.

No mês, são mais de 20 casos do tipo que o Conselho Tutelar de Serra Talhada tem recebido.