20150707_113829

Professor Nego da Capoeira e Francisco Morais realizam o XV Encontro Nordestino de Capoeira Muzenza

Foto: Farol de Notícias / Manu Silva

Serra Talhada receberá nestes dias 17 e 18 de julho o 15° Encontro Nordestino de Capoeira Muzenza organizado pela Fundação Cultural Afro-brasileira de Capoeira Muzenza. A festa da cultura afro-brasileira reunirá 200 capoeiristas de toda a região e 50 berimbaus na realização de uma grande ‘berimbalada’. O FAROL conversou com o presidente da Fundação, o professor Nego da Capoeira que novamente defende a valorização da história e cultura negra na cidade. A atrações principais serão os mestres capoeiristas Burguês, do Rio de Janeiro, Girafa, de Alagoas e Mestre Bali, da Paraíba.

O encontro é também um evento beneficente e pretende arrecadar de alimentos para doar a entidades carentes do imagesmunicípio. A entrada será 1 kg de alimento entregue na entrada do Ginásio Poliesportivo Egídio Torres de Carvalho, às 17h, onde será realizado. A fundação promete uma festa muito bonita com apresentações culturais de Samba de Roda, Maculelê e a famosa Berimbalada que, segundo o professor Nego, irá estremecer as estruturas do ginásio. A capoeira é o esporte brasileiro mais praticado no mundo, em 145 países. No Brasil nós temos a umbigada, o coco de roda, ciranda, tudo coisas afro-brasileiras”, disse Nega da Capoeira.

Os admiradores da capoeira poderão presenciar o momento de entrega de corda em apresentações de capoeiristas de grupos pernambucanos e de outros estados nordestinos. “Temos uma meta de 40 capoeiristas para fazer a troca de corda e o batizado deles, que são exames de corda. Tem também que é um projeto da secretaria de Esportes com 30 crianças e mais 10 adultos. Fora os capoeiristas de outras regiões que deve dar em torno de 70 capoeiristas que farão exame de corda. A meta dele é estudar a capoeira, os valores e a técnica. Passa um ano praticando e depende do professor verificar sua capacidade para mudar o grau de corda, ou grande ou pequeno”, finalizou.