20150519_104704

A Capital do Xaxado tem cerca de 50 atletas que jogam capoeira na Fundação Cultural Afrobrasileira Negocapoeira, comandada pelo instrutor Nego do grupo Munzenza. Nos dias 23 e 24 de maio estes atletas participam da 15ª Festa dos Capoeiristas de Serra Talhada, organizada pela fundação. A festa acontecerá a partir das 20h, na praça da rua 4, no bairro Alto do Bom Jesus. A capoeira é considerado um esporte popularizado no mundo como um elemento cultural afro-brasileiro, mas também é um dos aspectos da população negra que sofrem com o racismo e a falta de reconhecimento.

A redação do FAROL recebeu a visita do instrutor “Nego”, presidente da fundação e do seu vice presidente, Francisco Moraes, para saber mais detalhes da festa. “A festa dos capoeiristas já se tornou uma festa tradicional em Serra Talhada, e nós vamos realizar com a ajuda de alguns empresários e patrocinadores, mas ainda temos muitas dificuldades porque a capoeira ainda não é bem aceita para o poder público, na mídia. Só que ela tá aí, é um dos esportes mais praticados do mundo, só perde para o futebol”, explicou.

Os presidentes Nego e Francisco enfatizaram o papel educacional que a capoeira tem para os jovens que a praticam. “Estamos na luta contra o preconceito e para tirar as crianças da rua e colocar para praticar um esporte cultural. Temos poucos apoios para ajudar essas crianças, mas essa festa também será beneficente e estaremos coletando das pessoas dois quilos de alimento não perecível para doar para instituições carentes”, disse Francisco Moraes.