Desde a sua criação, em 2009, o Museu do Cangaço, em Serra Talhada, recebeu um público de mais de 150 mil pessoas. Este balanço foi anunciado nesta sexta-feira (24) e bastante comemorado pela presidente da entidade, Cleonice Maria, que dividiu o sucesso de público com toda a sua equipe.

“Este número é superior porque muita gente visita o Museu do Cangaço mas não assina o livro de presença”, disse a presidente, acrescentando que o serra-talhadense costuma visitar o local em família, mas faz questão de ressaltar o grande fluxo de turistas. “Mas o volume de pesquisadores e turistas estrangeiros é expressivo e nos orgulha”, comemora.

Segunda ela, ainda esta semana o Museu  do Cangaço recebeu visitantes da França e da Itália, e caravanas de outros estados e pesquisadores da Bahia.

ACERVO HISTÓRICO

O museu tem um vasto acervo histórico onde se destacam móveis e utensílios  da época do cangaço; Processos jurídicos contra Lampião e outros cangaceiros; Bilhetes escritos pelo próprio punho de Lampião; armas pertencentes a cangaceiros; acervo de matérias de jornais da época do cangaço noticiando as ações de Lampião; coleção de  matérias jornalísticas mostrando a repercussão da morte de Lampião; Demonstrativo de ervas medicinais da vegetação da caatinga, entre outros objetos da época. Também há espaço para o artesanato e uma sala multimídia para exibição de documentários.

SERVIÇO

Museu do Cangaço funciona de segunda a sexta feira das 8h às 12h e das 14h às 17h30. Aos sábados e domingo, das 8h às 12h. E aos domingos e feriados, quando agendados pelo telefone: (87) 3831 3860.