Do G1

número dois do governo do estado de Uttar, no norte da Índia, K.P. Maurya, prometeu nesta quinta-feira (8) medidas “severas” contra um curandeiro que supostamente infectou quase 50 pessoas com HIV depois de utilizar a mesma seringa em todas elas.

Maurya condenou o incidente em entrevista à imprensa e afirmou que ações “severas” serão tomadas contra o curandeiro, identificado como Rajendra Yadav e detido ontem pelas autoridades no distrito de Unnao, depois que o caso foi revelado nesta semana.

Durante uma revisão médica na aldeia de Bangarmau entre abril e julho do ano passado, foram detectados 12 casos de aids, enquanto uma revisão posterior em novembro revelou a existência de outros 13 infectados na zona.

Veja também:   Bairros com mais casos suspeitos de estupro em ST

Perante o grande número de casos, o Departamento de Saúde enviou uma delegação que realizou mais exames em Bangarmau no final de em janeiro passado, explicou o médico do escritório do Oficial Chefe Médico, S.P. Chaudhary, à agência indiana “PTI”.

“Nestes acampamentos, foram examinadas 566 pessoas, das quais 33 estavam infectadas com HIV”, anotou o médico, afirmando que foi então quando descobriu que um curandeiro tinha utilizado a mesma seringa com seus pacientes.

Segundo dados do Programa das Nações Unidas para a Luta contra a Aids (UNAIDS), a Índia é o país com o maior número de afetados da Ásia e o terceiro do mundo, com cerca de 2,1 milhões de portadores do HIV.

Veja também:   Ferrari faz dobradinha com vitória de Sainz

Mas de 2,2 mil pessoas disseram ter sido infectadas com HIV por transfusões de sangue entre outubro de 2014 e março de 2016 na Índia, segundo informou no ano passado a Organização Nacional de Controle de Aids (NACO), dependente do Ministério de Saúde.