E o cerco contra os mototaxistas em Serra Talhada vai começar. A polêmica que envolve a regularização da categoria promete gerar uma grande dor de cabeça para o prefeito Luciano Duque (PT). É que começaram a valer, no início deste mês, as novas regras para o exercício da profissão de motobói, motofretistas e mototaxitas. De acordo com as orientações do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) passa a ser obrigatório o uso de itens de proteção, como cotoveleira, colete reflexivo, antena corta-pipa, protetor de pernas, luvas fechadas e capacete com visor.

Além disso, estes profissionais devem se submeter a um curso especializado com duração de 30 horas, e as motos, exibir placas da cor vermelha, designando veículo de aluguel. As mochilas para o transporte de qualquer tipo de carga estão proibidas, precisando ser substituídas por baús. Além disso, botijões de gás ou de água somente podem ser levados por reboque ou o chamado side-bar. Pelo menos até o início de março as fiscalizações em Pernambuco serão meramente educativas, mas depois disso os condutores ficarão sujeitos a multa e à apreensão das motos.

DOR DE CABEÇA EM SERRA TALHADA

No caso de Serra Talhada, a intenção do secretário de Serviços Públicos, Célio Antunes – desde quando era o responsável pela pasta de Obras, na gestão Carlos Evandro – é de trabalhar em conjunto com o Detran e a Polícia Militar para fiscalizar e impedir o tráfego dos condutores clandestinos. O mototaxista serratalhadense que não estiver cadastrado na prefeitura e não possuir os equipamentos e o curso exigido pelo Denatran poderá ser impedido de trabalhar. De 750 condutores cadastrados pelo poder municipal para realizar o curso de direção defensiva, só 300 tinham condições de receber a placa vermelha.

“Agilizamos o curso para esses 300 e cadastramos. Isso foi uma obra nossa, porque eles não tiveram custo algum. Mas apenas 204 participaram do curso. Tivemos custos e eles não participaram”, comentou o secretário Célio Antunes, em conversa com o FAROL no final de outubro (relembre aqui). “O problema nisso é que muita gente ainda não está habilitada pelas exigências do Detran a receber a placa vermelha. E a fiscalização do Detran a partir de 2013 vai aumentar”, avisou Célio, na época, lembrando que apenas 204 mototaxistas participaram do curso oferecido pela prefeitura, dos 300 habilitados.

Resta saber como o prefeito Luciano Duque (PT) vai lidar com esse novo problema que começa a se desenhar na sua gestão. Durante a campanha eleitoral, o petista fez questão de visitar vários pontos de mototáxis da cidade contando com o voto da categoria.

 FAROL com informações do Jornal Cormmercio