Da Assessoria

Nessa quinta-feira (25), o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) repudiou as declarações da vereadora Eleonora Broilo (PMDB), de Farroupilha (RS), durante em pronunciamento no plenário da Câmara. Ela fez comentários ofensivos aos nordestinos durante sessão pública realizada no dia 22 de maio, na Câmara de Vereadores da cidade.

“Eu acho que os nordestinos sabem muito bem se unir, sim. Para roubar. Eles sabem se unir para ganhar propina. Eu acho que eles sabem se unir para aumentar a corrupção. Isso eu concordo, plenamente. […] Talvez até eles não saibam falar muito bem, mas sabem roubar que é uma maravilha. Nisso eu concordo”, disse a vereadora.

Para Gonzaga, a legisladora deve ser afastada urgentemente do seu cargo. “Nós, nordestinos, temos tanto carinho pelos gaúchos! E aparece uma vereadora lá no interior do Rio Grande do Sul para dizer que os nordestinos são ladrões. Ladrão, no Brasil, têm muitos! Ela tem que sair de lá urgente, não pode estar na casa do povo falando mal de nordestino. Isso é um desrespeito, uma falta grave e ela deve ser cassada “, destacou.

O caso será analisado pela Comissão de Ética da Câmara de Vereadores de Farroupilha, que terá 30 dias, prorrogáveis por mais 30, para apresentar o relatório final do inquérito. A peemedebista poderá ser punida com uma advertência, suspensão ou cassação do mandato. Em nota, a vereadora Eleonora Broilo disse que sua fala foi retirada de contexto e distorcida.

NOTA DA VEREADORA ELEONORA BROILO

“A minha fala foi feita em um contexto político e relacionada ao momento político do país quando um vereador havia falado que os políticos gaúchos não sabiam fazer política, só os políticos nordestinos. Me senti ofendida e respondi no contexto político. Em nenhum momento se falou em povo. Reconheço que faltou a palavra “político”. Me retratei em seguida, não deveria ter assumido essa proporção que assumiu.

Estava defendendo os políticos do Sul. Já me desculpei e me desculpo de novo se ofendi alguém. Também não generalizei, porque político corrupto existe em qualquer lugar, assim como políticos bons. Pegaram no meu pé porque sou uma pessoa combativa na Câmara. Sou a única mulher, defendo a política feminina, defendo o hospital (São Carlos), vivo no embate com o Executivo porque somos oposição.”