O deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB), ex-prefeito de Arcoverde, é o terceiro na lista dos ex-prefeitos investigados pelo Supremo Tribunal Federal. De acordo com o site Congresso em Foco, em 2015 o parlamentar respondia a dois inquéritos. Hoje, esse número subiu para dez.

Zeca chegou a Serra Talhada através do deputado Augusto César e, na época, assumiu compromissos perante o grupo político de César de trabalhar por Serra Talhada e ser um contraponto para quem costumava votar no grupo do ex-deputado Inocêncio Oliveira. Na capital do xaxado, Zeca Cavalcanti conquistou mais de 5 mil votos.

Mas a situação foi muito diferente. Em outubro de 2016, este site mostrou que o parlamentar alugava o imóvel do próprio sogro para sediar seu escritório de representação política em Arcoverde, seu reduto eleitoral. O pagamento era realizado com o dinheiro público da verba indenizatória, recurso disponível a todos os parlamentares da Câmara e do Senado. A ilegalidade do ato de Cavalcanti está no fato de contratar serviços de parentes.

A irregularidade foi detectada pelo site Operação Política Supervisionada (OPS), parceiro do Congresso em Foco. Na época, procurado pela reportagem, a assessoria do parlamentar disse que cancelaria o contrato, o que se verificou um mês depois da denúncia. Durante o período de março de 2015 a outubro de 2016, o parlamentar gastou R$ 66,5 mil com a locação.

O parlamentar é investigado por crimes de responsabilidade, crimes da Lei de Licitações, emprego irregular de verbas ou rendas públicas, crimes de responsabilidade e improbidade administrativa.

O OUTRO LADO

Procurado pelo Congresso em Foco, Zeca Cavalcanti emitiu uma nota minimizando os problemas no STF.

Leia íntegra da nota:

Segue e-mail em atenção à solicitação formulada no sentido de obtenção de informações acerca de eventuais procedimentos em curso perante a Suprema Corte que referenciam ao Deputado Federal Zeca Cavalcanti (PTB/PE), para informar:

– Não há nenhuma ação penal em trâmite em desfavor do deputado junto ao Supremo Tribunal Federal.

– O parlamentar não foi indiciado em nenhum inquérito;

– Os apontamentos constantes da solicitação formulada por V. Senhoria se referem apenas a investigações de questões ocorridas na época na qual o Deputado foi Prefeito da cidade de Arcoverde – Pernambuco, entre os anos de 2005 e 2012;

– O parlamentar encontra-se absolutamente tranquilo em relação aos pontos que estão sendo averiguados pelo Supremo Tribunal Federal, e a todo momento tem colaborado para o esclarecimento dos fatos;

– Por fim, em dois procedimentos – Inquéritos 4068 e 4109 – já houve pedidos de arquivamento formulado pelo Procurador Geral da República, Dr. Rodrigo Janot, pelo fato do Ministério Público Federal ter reconhecido a ausência de demonstração de qualquer conduta ilícita por parte do Deputado, pedidos esses acolhidos pelo Ministro Marco Aurélio Mello.

Assessoria de Imprensa do Deputado Federal Zeca Cavalcanti”.

Farol com informações do site Congresso em Foco