Giovanni FilhoGiovanni Filho é jornalista, Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas e editor do Farol de Notícias

Na contramão do povo, deputados federais com voto em Serra Talhada ficaram a favor do ‘esquartejamento’ da proposta original do pacote anticorrupção proposto pelo Ministério Público Federal. A postura deles se divorcia da sintonia popular. O pacote original teve a assinatura de 2 milhões de brasileiros que acreditam na moralização da política através de importantes avanços propostos neste projeto, que inclusive criminaliza o ‘caixa 2’ de campanha.

No entanto, a maioria dos deputados – inclusive os votados em Serra Talhada – aprovou, na última terça-feira (30), um pacote amplamente desfigurado de sua essência que, na verdade, acabou atendendo mais aos interesses particulares dos parlamentares. Apesar de terem mantido o ‘caixa 2’ como crime, a maioria viu a oportunidade de tentar impor barreiras à Operação Lava Jato, especialmente, diante a temida delação da Odebrecht, onde – na próxima semana – 77 executivos irão assinar acordo com o judiciário e destrinchar várias obras no país sob suspeita de corrupção, o que pode atingir até 200 políticos, estima-se.

Veja também:   Mulher morre após colidir moto em animal no Sertão do Pajeú

Curioso é que a sessão que desvirtuou o pacote anticorrupção do MPF aconteceu depois da meia noite e o projeto, jocosamente, acabou tachado de ‘monstro da madrugada’. Enquanto toda a nação dormia em berço esplêndido, os deputados aprovavam modificações em oito das dez medidas sugeridas pelo Ministério Público. Dentre elas, uma tenta atingir o trabalho de promotores e juízes impondo cláusula de abuso de autoridade e, sorrateiramente, limites à atuação da Justiça e das investigações contra políticos. Neste momento, o Brasil percorre uma senda tênue em sua democracia.

Um passo em falso coloca em xeque o futuro e as esperanças num sistema menos degenerado. É o enigma da Esfinge de Édipo: Decifra-me ou te devoro! A partir do enfrentamento às práticas históricas de leniência criminosa dos nossos políticos, tem-se o conhecimento imediato da condição moral do país. Não combater esse infortúnio é render-se à institucionalização da felonia. O pacote anticorrupção como proposto pelo MPF busca estancar esse sangue em meio a tantas feridas sociais e políticas. Agora o ‘monstro da madrugada’ segue para o Senado. Rezemos para que não nos engula de uma vez por todas e dessa vez à luz do dia!

Veja também:   'Ou se trata pobre como o rico ou não me interessa', diz pré-candidato em ST

Na bancada de Pernambuco, 22 dos 25 deputados participaram da sessão ‘fantasma’ que desfigurou o pacote anticorrupção. A maioria votou ‘sim’ pela modificação a favor da medida de abuso de autoridade. Confira:

imagem1

Fonte: Ne 10/Câmara dos Deputados