Por Lúcia Cavalcante, estudante de Serra Talhada

Biblioteca“Queremos saber porque o prefeito Luciano Duque tirou todas as funcionárias e  a coordenadora da Biblioteca Pública de Serra Talhada, deixando um pessoal, a maioria da limpeza, para nos  atender. Estamos sabendo que o prefeito colocou todo mundo para fora devendo meses de salário, e que colocou o Secretário de Cultura, que só entende de xaxado, e  uma outra funcionária  como coordenadora, quando ela nem sabe muito sobre biblioteca.

Digo isso baseada em fatos: ela e o pessoal não souberam fazer a inscrição do meu colega outro dia, nem renovar o livro; se na ocasião não tivesse chegado a menina que nos atende à tarde, ele teria que voltar em outra hora ou outro dia . O pessoal da noite só quem sabe nos atender é uma funcionária chamada Ivonete.

Eu, e todos os estudantes de Serra Talhada, queremos saber porque o senhor Prefeito tirou toda a equipe que é altamente treinada, uma diretora que foi a fundadora da biblioteca, para colocar o pessoal que estava na faxina da biblioteca para nos atender. Todos estão inseguros e demonstram claramente  que não sabem resolver nada; vão ver pra acreditar no que eu digo.

Estamos querendo saber porque, senhor Prefeito, em vez da gente progredir estamos regredindo, especialmente na Educação. Já não temos os livros que precisamos para nos auxiliar, a porta nos incomoda demais, só vive quebrada, a internet há mais de um ano que não presta, os computadores estão quebrados. Quando conseguimos pegar a internet  da Câmara, beleza. Quando não, eu e muitos voltamos, pois  não temos como baixar nossas pesquisas.

Acho que estão usando a professora que ensina no Solidônio Leite para fazer as coisas, pois foi a única das antigas que ficou. Senhor Prefeito, a competência e os anos de história do pessoal da biblioteca não contam para o senhor? Nós que precisamos da biblioteca queremos saber do Prefeito porque está substituindo os competentes, comprometidos e que sabem tudo da biblioteca e, o mais importante, estão desde a fundação, para substituir por outros que não sabem de quase nada.

Convido o Prefeito e a população de Serra Talhada para comprovar o que estou dizendo aqui. Os estudantes de Serra Talhada pedem que o Prefeito traga de volta toda a equipe da biblioteca, para que ela continue nos atendendo com a qualidade que vinha, logo antes que ela vá para o buraco.

Nós queremos uma resposta; se preciso,vamos às ruas, vamos pedir uma audiência pública para que o prefeito olhe para a biblioteca, pois eu e meus colegas, que utilizamos o espaço desde que foi inaugurada e só tinha um ventilador que era da coordenadora, e que acompanhamos os avanços e não avanços, as saídas de Secretários e Prefeitos, presenciamos a luta daquela equipe nos eventos, nos atendimentos, nas palestras sobre o vestuário, que nos chocou no começo.

Prefeito Luciano Duque, vamos avante! Traga o pessoal de volta! Se estiver devendo mesmo à elas, resolva, mas traga de volta, pois se preciso for, vamos às ruas todos os estudantes que precisam daquele espaço, pedir por justiça, pedir pela biblioteca que é de Serra Talhada”.