DSC_0435Imagens de abandono dos abrigos de paradas de ônibus jogados na praça do bairro Vila Bela

Fotos: Farol de Notícias/Alejandro García

Atualizado às 16h desta quarta-feira (1º)

Apesar de ser o mais novo bairro de Serra Talhada, o Vila Bela é também um dos lugares que mais sofrem com problemas urbanos. Iluminação inadequada, ausência de escola, hospital, posto policial são algumas das diversas reclamações dos moradores, que nessa quarta-feira (1), procuraram o FAROL para mostrar a situação da principal praça do bairro. O equipamento está deteriorado, com brinquedos quebrados, bancos destruídos e postes com lâmpadas arrancadas. No entanto, o que tem mais incomodado são abrigos de paradas de ônibus que sequer foram instalados na praça pela prefeitura e estão largados no chão virando alvo de depredação.

Veja também:   Márcia entrega 1ª etapa do mercado público nesta 2ª

DSC_0461A reportagem do FAROL visitou o bairro com a sensação de caminhar pelas ruas de uma localidade esquecido pelo poder público. De acordo com o líder comunitário Ailson Jorge, 47 anos, há cerca de 20 dias os abrigos estão abandonados pela prefeitura ao relento. “Foram colocados os pontos de ônibus, porém esqueceram de fixá-los e como existem muitas crianças, adolescentes e jovens que ficam aqui ociosos e terminam de uma maneira inocente ou irresponsável depredando e quebrando o que é nosso”. O morador José Serafino, membro da associação de moradores, enfatizou a necessidade dos abrigos para a população. “Isso DSC_0445porque custa dinheiro e muito dinheiro, ao invés de colocarem logo, não. Deixaram aí jogados e as crianças vêm pisotear, brincar, jogar pedra e estraga tudo”, cobrou.DSC_0442

Veja também:   Idoso que morreu após cair de prédio em ST estava despido

Maria Madalena dos Santos, catadora de materiais recicláveis, 30 anos, que também mora no Vila Bela, disse que em pouco tempo a paisagem da praça mudou e criticou a prefeitura. “Esses pontos de ônibus jogados aí, nem colocaram nada e já estão tudo quebrado. Não presta mais não e é dinheiro público”, alertou. Já a dona de casa Márcia Maria de Lima, de 29 anos, reside no bairro há aproximadamente dois meses DSC_0449e sentia prazer em usufruir do espaço de lazer, no entanto hoje evita levar os filhos para brincar nos poucos brinquedos inteiros. “Antes a praça era bem bonitinha, eu trazia meu filho, mas hoje tudo quebrado. A gente tem que esperar o ônibus aqui no sol ou na sombra da casa dos outros”.

Veja também:   Colisão com viatura policial deixa jovem ferido em ST

 

OUTRO LADO

Os abrigos abandonados e os problemas de mobilidade são apenas algumas das grandes problemáticas do Vila Bela. A reportagem do FAROL conversou com o secretário responsável pelas praças e logradouros públicos, Márcio Oliveira. Ele informou que a responsabilidade pela instalação dos abrigos é da STTRans (Superintendência de Trânsito e Transportes de Serra Talhada), órgão atrelado à secretaria de Serviços Públicos, mas comandando pelo ex-secretário Célio Antunes.

DSC_0431 DSC_0432 DSC_0434 DSC_0438DSC_0475DSC_0440DSC_0456