cigarroHoje, 31 de Maio, é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco, a data foi criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. A médica da Unimed Vale do São Francisco, Renata Travassos, fala sobre o assunto e chama a atenção para os cuidados com o vício de fumar.

“O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Estima-se que um 1 bilhão e 200 milhões de pessoas sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam”, pontua a médica.

A profissional ainda destaca que “as estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, cinco vezes maior de sofrer infarto, cinco vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e duas vezes maior de sofrer derrame cerebral”.

Para ter uma boa qualidade de vida é preciso que o indivíduo fumante se conscientize de todos os riscos que corre, tome a decisão de parar de fumar e viva saudavelmente. Para isso incentivo, a Unimed Vale do São Francisco conta com o Grupo Operativo Bons Ares do Programa Saúde Integral.

O grupo possui uma equipe multidisciplinar que, através de uma abordagem cognitivo comportamental, possibilita que o tratamento seja realizado em grupo ou individualmente. “O objetivo é auxiliar o beneficiário tabagista a desenvolver habilidades que o ajudarão a permanecer sem fumar e alcançar uma melhor qualidade de vida”, reforça Renata Travassos.

Conheça os benefícios do Programa Saúde Integral, escolha viver mais e parar de fumar com o Grupo Bons Ares. Mais informações pelo telefone: (087) 3866.7927.