Marcello Casal Jr - ABr

Após a economia brasileira ter experimentado uma situação de pleno emprego em 2014, com menos de 5% da população ativa empregada segundo o governo, a atividade vem mostrando sinais claros de desaceleração. A taxa média de desocupação em 2015 foi recorde no país, sendo estimada em 6,8% – dois pontos percentuais a mais que no ano anterior e a maior elevação já registrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em toda a série anual da pesquisa.

E as perspectivas para o mercado de trabalho para este ano não são das mais promissoras. Economistas e consultorias estimam que o índice de desemprego em 2016 pode chegar a dois dígitos, ficando acima de 10%. Apesar do cenário ruim, não é hora de desanimar. Veja o que fazer para driblar a crise e manter o seu emprego ou conseguir uma vaga, caso esteja em busca de recolocação:

COMO MANTER O EMPREGO DURANTE A CRISE

Pixabay

De acordo com Jacob Rosenbloom, CEO da Emprego Ligado, não existe uma fórmula pronta para se permanecer empregado, mas é aconselhável que o funcionário esteja sempre atento e disposto. “Em ano de crise, é necessário fazer concessões e mostrar-se disponível”, aconselha. Ser proativo, se oferecer para novos desafios e ter espírito de trabalho em equipe são boas maneiras de causar uma boa impressão no chefe. O executivo recomenda também ser pontual no trabalho e evitar dar ouvidos à ‘rádio peão’.

Veja também:   Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau anuncia divórcio

Além disso, com a perspectiva de baixo crescimento econômico, as empresas devem passar por uma fase de restruturação e buscar maior eficiência. Isso significa que vão se destacar aqueles profissionais que auxiliem a empresa a reduzir custos e buscar alternativas. Investir em educação também é sempre uma boa estratégia. Como as empresas tendem a cortar pessoal, a tendência é que os funcionários passem a assumir ou acumular novas funções. Aprender conhecimentos específicos de uma nova área ou mesmo estudar um novo idioma são boas pedidas.

O site Coursera oferece dezenas de cursos onlines gratuitos e em português, tais como empreendedorismo, desenvolvimento de aplicativos, introdução ao marketing e programação, disponíveis em universidades e instituições de ensino conceituadas. Por fim, como o ano é de crise, este é um momento de paciência. “Bônus e aumentos estão sendo repensados. Por isso, antes de pedir qualquer coisa, repense”, afirma Rosenbloom.

FOI DEMITIDO? VEJA DICAS PARA CONSEGUIR UMA VAGA

Elza Fiuza - ABr

O primeiro passo para quem está buscando uma recolocação profissional é atualizar o currículo. Segundo Cleber Andriotti Castro, consultor empresarial e em RH, não existe um modelo de currículo ideal para todas as situações. O mais recomendável é adaptar o documento de acordo com o perfil da empresa e da vaga. Empresas mais formais, por exemplo, pedem currículos igualmente formais. Já para áreas mais criativas, o documento pode ser um pouco mais despojado.

Veja também:   NEGRITUDE: Mês da consciência negra terá 1º encontro de crespas e cacheadas de ST

Na hora de pesquisar vagas, vale usar a tecnologia a seu favor. O site do Ministério do Emprego e Trabalho possui uma seção para a pesquisa de vagas em todo o Brasil, basta acessar www.maisemprego.mte.gov.br. Outra dica é usar os alertas de vagas que os sites de emprego oferecem, para ficar sabendo em primeira mão das novas oportunidades. Os recrutadores sugerem, sempre que possível, entregar o currículo em mãos. “Levar pessoalmente é melhor, quando possível, pois demonstra disponibilidade e interesse por aquela vaga e empresa, o que pode contar pontos positivamente”, recomenda Castro.

Alan Cleaver

Já para a hora da entrevista, a professora e especialista em recursos humanos Sylvia Ignácio da Costa sugere pesquisar sobre a empresa e fazer uma lista de possíveis perguntas de antemão. Durante o encontro, chegue com antecedência, mantenha o celular desligado e responda de forma tranquila, sem mentiras ou exageros. Outra opção para quem busca recolocação profissional é prestar concurso público, já que os cargos geralmente costumam oferecer bons salários e também estabilidade. Para ver os concursos em aberto, clique aqui.

ÁREAS QUE CONTINUAM COM ALTA DEMANDA

Em busca de uma nova profissão? Saiba quais são as áreas que devem manter uma alta demanda de profissionais mesmo com a crise:

  1. Vendas
Veja também:   ANTENA LIGADA: Dos mandamentos dos pré-candidatos em Serra Talhada ao novo PMDB

Bons profissionais de vendas são ainda mais necessários para aumentar a lucratividade da empresa em momentos de crise. Além disso, os empresários tendem a evitar a redução de contratações ou cortar profissionais dessa área, já que isso pode afetar seus resultados.

  1. Marketing digital

O marketing também é estratégico para alavancar as vendas e atrair consumidores em tempos de desaceleração econômica. Por demandarem menor investimento, ações de marketing digital são as preferidas em cenários de turbulência.

  1. Desenvolvimento de aplicativos

Embalado pelo crescimento no uso de smartphones no Brasil, o mercado de desenvolvimento de aplicativos mobile deve continuar aquecido – especialmente o de games. O portal de jogos online Dhoze e o site de relacionamentos Once são exemplos de empresas que lançaram recentemente seus apps no país aproveitando o bom momento vivido pela indústria.

  1. Educação

Mostrando resistência à estagnação da economia e com perspectivas de crescimento a longo prazo, já que atrai investimentos de aporte relativamente baixo, o setor de educação deve continuar gerando vagas tanto para funções acadêmicas quanto administrativas.

  1. Compras

Por ser uma área-chave para otimização e redução de custos, os profissionais de compras devem continuar sendo requisitados no mercado nos próximos meses.