Visando atender aos reclames da população, o prefeito Luciano Duque convocou reunião nesta sexta-feira (21) para encontrar uma saída que diminua os efeitos negativos da TCR (Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos), que vem gerando polêmica devido os altos valores cobrados.

Uma saída encontrada foi anunciada nesta tarde, durante o programa Frequência Democrática na Vilabela FM, quando o prefeito assegurou que terá 50% de desconto no imposto quem pagá-lo à vista. Além disso, outra saída proposta é que terão 30% de desconto àqueles que pagarem parcelado.

“Nos reunimos com os 12 vereadores da base e atendendo um pleito da Câmara de Vereadores, nossa área técnica fez uns estudos, e resolvemos acrescentar 30% de desconto no parcelamento da taxa e quem pagar à vista vai ter 50% de desconto. Marcamos uma reunião com o movimento Acorda Serra para que a gente possa apresentar essa proposta que venha atender os anseios da sociedade”, disse o gestor.

Veja também:   PRF apreende carreta com 16 toneladas em Serra Talhada

O petista enfatizou a necessidade contributiva argumentando que a projeção de arrecadação do governo com a TCR sequer atenderá completamente os custos do serviço de coleta e deposição de resíduos. Na visão do prefeito, esse é um gesto de recuo do governo para atender o anseio popular.

“Não existe serviço público que não haja cobrança, da mesma forma com a TCR, que visa atender ambientalmente a cidade de forma correta. Nós implantamos um aterro e está em instação uma usina de resíduos sólidos e tudo isso tem um custo e esse custo tem que ser pago pela sociedade. A expectativa de arrecadação é de metade da receita”, justificou Duque, reforçando:

“Se antes tínhamos uma previsão de receita que não cobria nem a metade do custo de serviço de coleta e deposição no aterro sanitário, hoje a nossa previsão é de 1/4 desse custo de serviço. Então, acho que o governo faz uma inflexão compreendendo o sentimento da sociedade, mas a sociedade precisa entender que não tem serviço de graça.”

Veja também:   Mulher é espancada após quebrar celular do marido em Calumbi

REUNIÃO ACORDA SERRA

Ainda nesta tarde, o prefeito vai receber o movimento popular Acorda Serra Talhada (Mast), que vem questionando a cobrança da TCR.

Entre outros argumentos, Duque revelou que vai mostrar ao grupo os altos custos que a prefeitura arca mensalmente com o serviço de coleta no município.

Com isso, Luciano espera compreensão dos representantes do Mast, especialmente, após o recuo do governo quanto aos descontos no pagamento da TCR anunciados nesta manhã.