Da Folha de PE

O filme “O Processo”, que conta a história do julgamento do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, venceu o prêmio de melhor longa no Festival Internacional de Documentários da Suíça. A produção, com direção e roteiro de Maria Augustsa Ramos, estreou mundialmente no Festival de Berlim em 21 de fevereiro e ficou em terceiro lugar na Mostra Panorama.

A equipe filmou coletivas de imprensa, votações e bastidores e não realizou nenhuma entrevista ou intervenção durante os acontecimentos. “O Processo” estreou no Brasil no festival É Tudo Verdade, realizado em São Paulo, e chega às salas de cinema do País em 17 de maio.

Segundo a sinopse oficial, a obra “testemunha a profunda crise política e o colapso das instituições democráticas no país”. As gravações acompanharam o dia a dia da petista às vésperas do julgamento que culminou em seu impeachment, em 31 de agosto de 2016.

Em 20 de abril “O Processo” venceu o prêmio de melhor longa na competição internacional do Festival Visions Du Rell, também na Suíça. A produção do longa é da NoFoco Filmes, com coprodução do Canal Brasil e distribuição da Vitrine Filmes.