Do G1 Mundo

Dois brasileiros ficaram feridos no terremoto de magnitude 7,1 que ocorreu no México na terça-feira (19), informou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

A cônsul-geral do Brasil no México, embaixadora Wanja Nóbrega, disse ao G1 que os brasileiros Daniel da Silva Martins e Sergio Ribeiro, residentes na Cidade do México, ficaram feridos após o colapso do prédio onde trabalhavam. Os dois homens são professores de português e estavam na escola dando aula, quando o edifício desabou parcialmente por causa do tremor.

Ambos sofreram ferimentos leves e foram hospitalizados, sendo liberados em seguida.

Segundo a embaixadora, há cerca de 15 mil brasileiros residentes no México, 12 mil dos quais na capital, Cidade do México.

O Itamaraty informou que está entrando em contato com os brasileiros no México, e prestando assistência às vítimas do tremor que abalou o país.

O Serviço Geológico dos EUA (USGS) detectou o epicentro do tremor perto da cidade de Izucar de Matamoros, que fica ao sul da capital mexicana, às 15h14 (hora de Brasília) desta terça-feira (20).

A escola onde os brasileiros estavam foi apenas uma das centenas de edificações que ficaram destruídas com o tremor. Quase 2 milhões de pessoas na Cidade do México ficaram sem eletricidade, e as linhas telefônicas entraram em colapso.

O abalo ocorreu exatamente 32 anos depois do grande terremoto mexicano de 19 de setembro de 1985, que matou pelo menos 10 mil pessoas – o número total é incerto até hoje.

O México fica entre cinco placas tectônicas e é um dos países com maior atividade sísmica no mundo. Em 7 de setembro deste ano, um terremoto de magnitude 8,1 atingiu o sul do país e deixou mais de 90 mortos.