Mesmo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sendo réu em cinco processos, envolvido em questões como lavagem de dinheiro,  corrupção passiva, tráfico de influência, organização criminosa e obstrução de justiça, o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, admite votar e trabalhar pela recondução do ex-presidente, caso venha a sair candidato nas eleições de 2018.

A posição de Duque foi clara durante entrevista ao programa Frequência Democrática, nessa terça-feira (6).

“Defendo (Lula como candidato do PT). Eu creio que Lula foi um dos melhores presidentes da história desse país. Até que se prove ao contrário, o Ministério Público Federal, os juízes federais não apresentaram nenhuma prova convincente e estão na teoria do domínio do fato, que Lula cometeu deslizes. Agora, nós que não somos ingênuos para achar que o modus operandi da política desse país desde o Império, fosse diferente do que a gente está constatando hoje”, afirmou o prefeito do PT, admitindo que a prática do chamado ‘caixa 2’ sempre esteve no cotidiano das campanhas eleitorais”.

Veja também:   Homem suspeito de agredir esposa é preso

“Sempre foi financiamento empresarial, uns de caixa dois, outro de forma escancarada e sempre usaram o poder para se eleger, esse era o cenário que a gente tinha. Criminalizaram agora, mas o grande problema que a gente está vendo hoje no país, é a criminalização da política que levou todo mundo para a vala comum. Ou seja, todo político hoje é bandido, ladrão e criminoso e de certa forma, no inconsciente da população, tem criado um cenário ruim para o país e até para o ambiente de desenvolvimento do país”, justificou Luciano Duque.

Veja também:   Nobel da Paz John Hume morre aos 83 anos

BONS POLÍTICOS E IMPRENSA

Durante a entrevista na rádio VilaBela FM, o prefeito de Serra Talhada defendeu a ‘boa política’ afirmando que não se pode nivelar todos como ‘criminosos’ e acusou a mídia de contribuir com parte do cenário de instabilidade.

“Na hora que você criminaliza um setor importante e vital, nós não podemos prescindir dos políticos, dos bons políticos evidentemente. E na hora que há um cenário em que todos são colocados como ladrão e corrupto, isso não ajuda em nada a democracia. Nós vivemos em um país democrático e quando você enfraquece um poder, eu acho que enfraquece um país. O Legislativo está acocorado, essa é a grande verdade, e a mídia incentivando esse movimento. Quem determina o que está acontecendo no país hoje é a mídia”, desabafou.

Veja também:   Travesti é assassinada a facadas em SP