Publicado às 04:14

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), acabou revelando o drama com relação à gestão do Instituto de Previdência Própria (IPPST), durante entrevista ao programa Frequência Democrática, na rádio Vila Bela FM.

Respondendo a pergunta de uma ouvinte, que reclamou do atraso no pagamento dos aposentados, o prefeito garantiu que o problema seria resolvido esta semana, mas revelou que há um descompasso no sistema, provocado pela má gestão de todos os ex-prefeitos que o antecederam.

“Há um descompasso de entrada de receita com relação a previdência. Serra Talhada tem um modelo de previdência falida. Quem criou a previdência lá atrás não se preocupou em fazer cálculo atuarial.  E pior: não se preocupou em compor este fundo. Ou seja, eu assumi a previdência de Serra Talhada com um caixa zero, com débito e um parcelamento para pagar”, disse Luciano Duque, acrescentando:

“Do ex-prefeito Tião (Sebastião Oliveira) para cá, ninguém deixou um centavo na conta da previdência. Nós não temos nem margem de manobra. Quando você tem dinheiro na conta, você vai lá, põe e depois repõe. Agora não. Depende da receita corrente. Os governos municipais não têm de onde tirar, os governos estaduais e federal têm”.

Ainda durante a entrevista, Duque informou que seu governo teve a coragem de aumentar o repasse do patronal para dar mais lastro ao fundo previdenciário e disse enxergar a realização de concurso público como uma das saídas para fortalecer o sistema.

“Nós subimos a alíquota que era de 11% para 26% do patronal e aportamos R$ 660 mil todo mês para pagar aos aposentados.  Tem 880 aposentados a previdência de Serra Talhada e temos que fazer cada vez mais concurso pra fortalecer a previdência. Por isso a minha preocupação de este ano ainda fazer concurso público”, concluiu.