Fotos: Farol de Notícias/Alejandro García

A sessão de leitura do Projeto de Lei Complementar 036/2017 que concede descontos de até 50% para pagamento da Taxa de Resíduos Sólidos (TCR), a ‘Taxa do Lixo’, foi marcada por debates acalorados entre alguns vereadores na noite da segunda-feira (24).

Entretanto, a maioria dos vereadores da base do governo utilizou a tribuna para admitir que errou ao aprovar o projeto no final do ano passado, sem ouvir a sociedade.

Quem primeiro admitiu isso foi o vereador Zé Raimundo Filho, do PTC, afirmando que não poderia agir com hipocrisia diante tanta celeuma.

“Quais os parâmetros para se chegar aos atuais valores? Essa é a discussão”, disse o vereador, ponderando que o projeto terá que ser aprovado, senão os descontos propostos não terão validade. “Os carnês têm vencimento no próximo dia 31.

Já o vereador petista, Sinézio Rodrigues, parabenizou o Movimento Acorda Serra, que vai ingressar com uma ação de inconstitucionalidade da lei, e disse que nada teria acontecido se a imprensa não tivesse alertado sobre o assunto.

“A gente tem que admitir que esta Casa não discutiu este projeto como deveria. Erramos, e erramos feio. A gente tem que reconhecer o papel da imprensa, o debate que cresceu nas redes sociais e o Movimento Acorda Serra, porque foram eles que fizeram que a gente acordassem. Senão, não teria debate nenhum hoje. Houve um erro de todos, mas temos a oportunidade de corrigir”, disparou Rodrigues.

Já o líder da oposição, Antonio de Antenor, do PR, deixou claro que a oposição vai votar contra o projeto. “Pois 90% da população está contra este projeto”, garantiu.

TROCA DE FARPAS

Durante as discussões, o clima esquentou entre o vereador Gilson Pereira, do PROS, que criticou a tramitação do projeto na Casa Joaquim de Souza Melo, e o presidente Nailson Gomes, do PTC, que aos gritos, fez uma defesa do projeto dando início a um ‘bate-boca’ no microfone.

“Vossa Excelência tenta confundir os ouvintes, porque o projeto ficou o tempo todo aqui a sua disposição. Não venha dizer que não leu”.

Gilson retrucou: “Vossa Excelência não deixou eu falar em dezembro”. E Gomes rebateu: “Não falou porque não quis. Não venha confundir a população”.

A primeira votação do projeto que concede descontos será às 20 horas desta terça-feira (25).

Integrantes do Acorda Serra acompanharam a sessão