A medida que se aproxima o final do ano, os principais pré-candidatos a prefeitura de Serra Talhada, Luciano Duque (PT) e Sebastião Oliveira (PR), aceleram no markentig político e traçam movimentos que anunciam uma grande batalha em 2012.

O petista Luciano Duque vem investindo para tentar consolidar o que plantou ao longo dos sete anos da administração Carlos Evandro. Uma das maiores conquistas anunciadas por Duque, neste final de ano, foi ter fortalecido o canal de comunicação direta com os agricultores e comunidades rurais da cidade.

Seguindo com a estratégia, ele passou o último domingo (18) no distrito de Bernardo Vieira, realizando uma avaliação das obras executadas em 2011 na zona rual e traçando, juntamente com vários membros de cooperativas, perspectivas para 2012. O detalhe é que, com esse contato, Luciano Duque já garantiu convite para participar de todas as confraternizações das associações rurais de Serra Talhada. Essa relação, inclusive, vem causando incômodo em alguns ‘sebastianistas.’

Briquedo calunga x importado

Um outro detalhe também é vísivel: Luciano Duque tem participado da maioria das festas de encerramento dos estudantes. A chamada “colação de grau”. Nesta disputa saudável e sem desrespeito a legislação eleitoral, uma frase do agricultor Severino Soares, pode ilustrar o embate que  está aumentando.

“Vai ser uma briga de um brinquedo ‘calunga’ com aqueles ‘brinquedo’ importado. Cheio de ‘mode’ coisa. Um faz um festão com “mei” mundo de banda. O outro vai pro aniversário onde tem ‘Qui-suco’ e mariola”, avaliou o agricultor, soltando um largo sorriso.

Marketing sebastianista

Já o republicano ‘Sebá’, vem apostando no contato direto com a juventude, através de eventos. Ele também tem investido para “colar” ainda mais a sua imagem ao do governador Eduardo Campos (PSB). Uma das táticas neste fim de ano é promover, no próximo dia 22, o Natal da HDF – trazendo grupos musicais para o pátio de eventos da cidade, e marcando mais um ponto com a assinatura da ordem de serviço para as obras de pavimentação da PE 418.

A ordem de serviço, inclusive, busca aproximar o pré-candidato das comunidades rurais, o que pode parecer uma tentativa de ‘minar’ a forte influência de Luciano Duque na zona rural. Outro ponto de propaganda: na última segunda-feira (19) Sebastião Oliveira distribuiu sete mil de cópias de uma matéria do Diário Oficial – em que repercutiu o seu discurso na Assembléia Legislativa de Pernambuco, sobre a PE-418. O pátio da feirade Serra Talhada, por exemplo, foi inundado com panfletos de Sebá.