Em apenas um ano, a Capital do Xaxado registrou 1.860 acidentes de trânsito com motociclistas. De janeiro de 2012 até às 12h desta quinta-feira (24), aconteceram 657 acidentes de moto em Serra Talhada, segundo dados do departamento de registro do Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam). A média é de 100 acidentes por mês, com três casos por dia atendidos pelo Hospam. Estes números tendem a crescer somando os registros de outros hospitais da cidade.

Com o intuito de discutir soluções para evitar a elevação de acidentes de trânsito envolvendo motos na Capital do Xaxado, acontece nesta sexta-feira (25), a implantação do Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Motos com a presença do secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira. O executivo formalizará a criação do comitê, às 16h, com assinatura de portaria e empossará seus representantes na sede da XI Gerência Regional de Saúde (Geres), no bairro do Ipsep.

O principal objetivo é combater os altos índices de acidentes com esse tipo de transporte, que ocasionam vítimas fatais, incapacidades, sequelas psicológicas e impacto econômico, principalmente no sistema de saúde pública. Dentre as principais diretrizes que os comitês regionais deverão seguir estão: municipalização do trânsito, ações de fiscalização e educação.
 
“Nossa meta é descentralizar as ações do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Motos (Cepam) através das 12 Gerências Regionais de Saúde que possuímos em Pernambuco. Pretendemos, até junho, instalar as comitivas em todas as Geres, beneficiando, assim, as 185 cidades do Estado com ações de fiscalização e educação”, comenta Antônio Carlos Figueira. Desde o começo do ano, o comitê já foi instalado nas II, III e IX Geres.
 
 Palestras
 
Durante o lançamento oficial, os coordenadores executivos do Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Motos, João Veiga, e da Operação Lei Seca, major André Cavalcanti, irão ministrar palestras sobre a atuação e implementação dos projetos, o objetivo da união entre as duas coordenadorias, estatísticas de acidentes envolvendo vítimas fatais e sequelas provocadas pela mistura de álcool e trânsito, com foco nas ações de prevenção aos acidentes de motos.
 
Representantes das secretarias municipais de saúde, departamentos municipais de trânsito e transportes, promotores de Justiça, prefeitos, representantes de instituições educativas, policiais rodoviários, bombeiros militares, guardas municipais e profissionais da saúde também estarão presentes.

Inoperância

Por enquanto, Serra Talhada não possui nenhum conselho municipal de trânsito que responda pelos altos índices de acidentes e imprudências nas vias da cidade. Neste sentido, o único órgão que, teoricamente, tornou-se responsável pela organização foi a  Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que coordena uma equipe de agentes de trânsito para ajudar a organizá-lo.

DADOS FORNECIDOS PELO HOSPAM

ACIDENTES DE MOTOS EM 2012 

REGISTRADOS

JAN – 145

FEV – 136

MARÇO – 131

ABRIL – 122

ATÉ 12h DESTA QUINTA-FEIRA – 103 ACIDENTES  

ACIDENTES MOTOS EM 2011

DE MAIO A DEZEMBRO

Maio – 137

Junho – 145

Julho – 149

Agosto – 158

Setembro – 137

Outubro – 157

Novembro – 166

Dezembro – 154