IMAGEM ILUSTRATIVA

A noite desta sexta-feira (23), é conhecida como a noite das fogueiras, a véspera de São João. É uma tradição antiga dos nordestinos aproveitar a festa também com fogos e rojões. Mas quem brinca com fogo pode se queimar e o tenente coronel do Corpo de Bombeiros em Serra Talhada, André Pereira da Silva, trouxe diversas instruções para evitar acidentes quem possam estragar sua festa junina.

Segundo o comandante André, alguns cuidados básicos para a segurança de todos. Com relação às fogueiras, a dica é evitar jogar líquidos inflamáveis para reacendê-la. “É fundamental que quem for acender a fogueira preste atenção no tamanho, para que ela não caia posteriormente. Não acender perto de residências, ou de carros e locais com público. Não jogar líquidos inflamáveis quando o fogo estiver diminuindo e ter cuidado com as brasas”, afirmou.

Os cuidados com crianças e adolescentes no manejo dos fogos e bombinhas neste período também é uma das preocupações do Corpo de Bombeiros.

“Os pais devem verificar a procedência das barraquinhas de fogos, se são vistoriadas pela Prefeitura e pelos Bombeiros, olhar sempre a validade dos fogos, não deixar crianças desacompanhadas no manejo dos fogos e permiti-los de acordo com a faixa etária”, informou o comandante.

Ainda de acordo com o tenente coronel André Pereira, no caso de acidentes que não puderam ser evitados, há cuidados básicos para lidar com as queimaduras.

“Com relação às queimaduras, indico que as pessoas não coloquem nenhum tipo de substância a não ser água corrente e seguir o mais rápido possível para um hospital ou posto médico. Se a pessoa estiver com alguma roupa não retire a roupa para não arrancar a pele e não estourar as bolhas que por ventura surjam”, finalizou.