Da Folha de PE

O Brasil não teve vida fácil, mas conseguiu vencer o quarto duelo na primeira fase do Campeonato Mundial de Vôlei masculino, realizado em cidades da Bulgária e da Itália. Na tarde desta segunda-feira (17), em Ruse, na Bulgária, a seleção derrotou o Canadá, então primeiro colocado do Grupo B, por 3×1 (parciais de 25/22, 19/25. 25/23 e 25/18).

Com isso, somou três pontos, enquanto os adversários saíram de quadra sem pontuar. O Brasil subiu para a terceira posição, com oito pontos, enquanto o Canadá estacionou nos nove e caiu para segundo. A Holanda lidera, com 11, mas tem um jogo a mais que os adversários. A França tem a mesma pontuação do Brasil, porém com uma vitória a menos, por isso é a quarta colocada.

O triunfo contra o Canadá foi extremamente importante para a seleção brasileira, que ainda busca maior consistência no Campeonato Mundial e vinha de um revés inesperado contra a Holanda, na rodada passada. Nesta terça-feira (18), o Brasil volta à quadra para enfrentar a China, que ainda não venceu no torneio e está zerado em pontos, na última partida desta fase inicial. O outro confronto do Grupo B será Canadá x França. A rodada servirá apenas para definir as colocações dentro da chave, uma vez que Brasil, Canadá, França e Holanda já estão classificadas para a segunda fase, e Egito e China eliminados.

Jogo

Precisando da vitória para não se complicar na classificação, Renan Dal Zotto escalou a seleção brasileira com Bruno, Wallace, Lucão, Maurício Souza, Lipe e Douglas Souza, a formação principal entre os convocados que foram ao Mundial. Mas nem todos renderam o esperado. Lucão, por exemplo, esteve muito abaixo do seu rendimento normal em ataques e contra-ataques. Lipe também fez uma partida apagada, cometendo muitos erros bobos, como toques na rede, e baixo aproveitamento em bolas de check, além de ter protagonizado momentos intensos com os adversários e até mesmo com o levantador Bruninho. Quem carregou a equipe foi Wallace, sempre regular, e Douglas Souza, que fez uma excelente apresentação, a melhor dele no Mundial. No set inicial, Brasil e Canadá trocaram pontos até a reta final na parcial, quando os canadenses perderam a concentração e cometeram erros sucessivos, facilitando para a seleção nacional fechar em 25×22.

No set seguinte, mais consistente, sobretudo no bloqueio, fundamento, por sinal, que faltou para o Brasil, o Canadá deslanchou após o 15º ponto. Os papeis se inverteram e foi a vez de o Brasil ceder pontos em erros (8). Os times voltaram a trocar pontos na terceira parcial. No lado brasileiro, fez falta a presença de Lucão na primeira bola. Errando muito, o central, sempre muito acionado, passou a ser pouco utilizado. Em contrapartida, Maurício Souza conseguiu motivar o grupo com o primeiro ponto de bloqueio verde-amarelo no jogo. Já o Canadá voltou a sentir o final do set e cometeu erros cruciais que ajudaram o Brasil a fechar em 25/23.

No quarto set, o Brasil conseguiu fazer sua melhor exibição. Abriu uma vantagem interessante de 12/9 e, embora o Canadá tenha ensaiado reação, a equipe conseguiu segurar o ímpeto dos adversários e aumentar a distância. Os canadenses sentiram o crescimento brasileiro e caíram de rendimento, ajudando a seleção a administrar a parcial e fechar a partida.

TABELA – Primeira fase

12.09 (quarta-feira) – Brasil 3 x 0 Egito (25/17, 25/22 e 25/20)
13.09 (quinta-feira) – Brasil 3 x 2 França (25/20, 25/20, 21/25, 23/25 e 15/12)
15.09 (sábado) – Brasil 1 x 3 Holanda (25/21, 20/25, 20/25 e 21/25)
17.09 (segunda-feira) – Brasil 3×1 Canadá (25/22, 19/25. 25/23 e 25/18)
18.09 (terça-feira) – Brasil x China, às 11h