Por João Nunes, faroleiro serratalhadense que reside em Aracaju.


É inevitável a comparação. Nos tempos de FHC, o risco Brasil estava em 2.700 pontos. Nos tempos de Lula, 200 pontos. O salário mínimo saiu de 64 dólares em 2003 para 300 dólares em 2010. O dólar que valia R$ 3,00, no final do governo Lula valia R$ 1,78.

FHC não construiu sequer uma nova universidade. Lula construiu dez novas universidades federais. Quanto às extensões universitárias, no governo do tucanato nada. No governo Lula foram 45, incluindo a de Serra Talhada.
As escolas técnicas foram esquecidas na era FHC.

Ele não construiu uma sequer. Lula construiu 214, Nossa cidade, claro,  também foi contemplada. No campo da economia, as reservas cambiais no governo FHC foram 185  bilhões de dólares negativos. No governo Lula, 239 bilhões de dólares positivos.

Em relação à infraestrutura, quando Lula assumiu o governo, 90% das estradas rodoviárias estavam danificadas, 70% foram recuperadas. Nos oito anos em que FHC presidiu o País, houve quatro crises internacionais, que arrasaram o Brasil. Na era Lula, foi enfrentada uma grande crise em 2009, que o Brasil superou em razão das reservas acumuladas e das políticas anticíclicas empreendidas pelo governo.

O câmbio no governo FH era fixo, e estourou o Tesouro Nacional. No governo Lula é flutuante, com ligeiras intervenções do Banco Central. A taxa de juros Selic atingiu na era FHC incríveis 27%. No governo Lula chegou ao seu menor percentual desde quando foi criada, em 1983, 8,5%.

Segundo Amaury Ribeiro Jr. no seu recomendado livro-documentário “A privataria tucana”, ao final das privatizações capitaneadas pela dupla Serra-FHC, o Brasil desembolsou, ou seja,  pagamos para privatizar, a pequena quantia de seis bilhões de reais em empréstimos a fundo perdido feitos pelas administradoras de previdência privada e BNDES e no saneamento preparatório das empresas para a privatização.

Lula interrompeu essa sangria que fatalmente teria nos tirado empresas que são orgulho do nosso povo, como Chesf e Petrobrás, por exemplo. A mobilidade social no governo tucano foi de apenas 2 milhões de pessoas. No governo Lula, 23 milhões de pessoas saíram da linha de pobreza. De acordo com o IBGE, em dezembro de 2010, a taxa de desemprego atingiu 5,3% da População Economicamente Ativa (PEA), o que representou o menor resultado da série histórica, iniciada em 2002 pelo instituto.

Em dezembro de 2002, o desemprego representava 10,5% da PEA. FHC criou apenas 780 mil empregos em oito anos. Lula criou 12 milhões.No mercado internacional, o Brasil, no governo FHC não teve crédito. No governo Lula, o País foi reconhecido como “investimento grade” pelas três maiores agências de classificação de risco internacionais.

Ou seja, deixamos de ser um país em que o capital externo só entrava para especular para ser um país de investimentos. Estas são algumas  comparações que os tucanos querem evitar a todo custo , mas que vêm fazendo grande diferença no cotidiano de cada brasileiro que não vislumbrava qualquer melhoria para sua família.

Vivíamos em clima de pleno pessimismo, quem não lembra? Talvez algumas  pessoas  privilegiadas, graças ao seu talento e dedicação, com seus belos empregos e salários, não consigam enxergar, especialmente com o senso baseado apenas  nas sadias leituras de revistas elitistas como a Veja.

Se aqui estivesse afirmando que moramos no país das maravilhas seria tão aéreo quanto dizer que nada foi feito de bom nos últimos 10 anos. Claro que serviços básicos estão muito aquém do aceitável, mas recuar seria trágico.