Do G1 Petrolina

Buscando fortalecer a ação das mulheres negras da região, em prol da luta contra o preconceito racial, o sexismo e o machismo, o ‘I Encontro de Mulheres Negras do Sertão do São Francisco’ aconteceu nesta quinta-feira (20), no auditório do Sest/Senat, Zona Sul de Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

Mesas temáticas, apresentações culturais e grupos de discussão fizeram parte da programação do evento, que reuniu cerca de 200 pessoas, em sua maioria, mulheres negras.

As mesas ‘ Identidade e Representação da Mulher Negra Sertaneja’ e ‘Conjuntura Política do Brasil e o Impacto na Vida das Mulheres Negras’ contaram com a mediação de mulheres ativistas negras. Houve também grupos de discussão nos eixos ‘Educação’, ‘Cultura e mídia’, ‘Saúde da Mulher Negra’, ‘Religiosidade e ‘Comunidades Tradicionais Brasileiras’.

Veja também:   Mulher é assassinada dentro de sua casa

Ao final do encontro, foi debatida, avaliada e aprovada a ‘Agenda de Lutas das Mulheres Negras no Sertão’, que reúne articulações e encaminhamentos para a luta feminista negra na região.

Mulheres das comunidades quilombolas, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do campo e mulheres ribeirinhas de municípios como Afrânio, Cabrobó, Orocó, Dormentes, lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Petrolina participaram do evento.

Para Viviane Costa, representante da Rede de Mulheres Negras de Petrolina é uma das organizadoras do evento, o momento é histórico. “Nosso propósito é colocar vivências, trocas de experiências e propor mudanças para essas mulheres saírem daqui fortalecidas, empoderadas e voltarem aos seus municípios e continuarem a luta”, sustentou.