carlito 3Fotos: Farol de Notícias/Alejandro Garcia

Antonio Carlos Godoy, ou simplesmente Carlito Godoy, tem 60 anos e se orgulha em afirmar que nasceu no Hospam, em Serra Talhada, numa manhã de domingo. Apaixonado pela Capital do Xaxado, Carlito visitou a redação do FAROL nessa sexta-feira (3), e revelou detalhes sobre a construção do shopping center. Entre outros pontos, o engenheiro também fala sobre o processo de contratação de mão de obra. Confira.

FAROL: Como é voltar para Serra Talhada para estar a frente de um projeto que vai mudar a face da cidade e região? Qual a sensação de participar da construção do shopping center de Serra Talhada?

Carlito Godoy: Giovanni, eu me formei em engenharia civil há 38 anos atrás e como engenheiro nós somos obrigados a ir aonde a obra existe. Então eu, como muitos engenheiros tivemos que nos afastar das nossas origens e correr o Brasil fazendo obras. Mas eu vou lhe permitir uma correção, eu nunca sai de Serra Talhada e nem Serra Talhada saiu de mim. Meus amigos de infância, minhas amigas sabem disso. Duas, três vezes por ano visito Serra Talhada e sempre estive em Serra Talhada. Participei de diversas reuniões da CDL a convite, dando sugestões de investimentos, saneamento. Eu digo a você, eu nunca sai de Serra Talhada e nunca Serra Talhada saiu de mim. De meu pai, da minha mãe e dos meus irmãos. Nós somos ainda de Serra Talhada de corpo e alma.

Aonde eu vou, aonde eu me apresento: Eu sou Antônio Carlos Godoy, me chamam Carlito Godoy, sou de Serra Talhada, Pernambuco. Porque as origens dizem muito o que são as pessoas, eu tenho esse orgulho de dizer que nunca sai de Serra Talhada. Estou tendo a oportunidade de voltar como engenheiro, tá certo. Porque nasceu essa ideia do shopping há quatro, três anos atrás através de entidades de classes como CDL, como o Sindicato Patronal, que procurado por uma empresa nordestina que já construiu muitos shoppings, muitos empreendimentos, a Imalls, trouxe a ideia para Serra Talhada.

Então, um belo dia eu recebi um telefonema de João Duque Filho, Célio Antunes e Francisco Mourato, Sabendo eles que eu tinha construído muitos shoppings pelo Brasil. Coloco como meu maior mérito ter feito a duplicação do shopping Iguatemi de São Paulo, que é o shopping mais importante do Brasil, eu tive essa honra. Meu nome ficou lá na placa durante anos, o nome de uma pessoa de Serra Talhada. Eu entrei de corpo e alma na engenharia, investi esses quatro anos, sem nenhum ônus para quem quer que fosse, qualquer investidor, porque julguei que isso era um sonho. Adianto aqui a você, muitos amigos meus sabem, que o meu desejo é voltar a morar em Serra Talhada.

Veja também:   Grande empresa de ST é alvo de investigação do MPPE

carlito
FAROL: Carlito, depois de você ter anunciado aqui no FAROL, que as obras do shopping estavam para começar, surgiram vários pedidos de solicitações de empregos. Como é que vai acontecer essa história da contratação de mão de obra na cidade?

Carlito Godoy: Bom, evidente que a prioridade é a mão de obra local. Por questões de custos, eu não tenho que dar alojamento, não tenho que estar trazendo ninguém de fora. Então, além de ser mais econômico para o empreendimento a mão de obra local, é um desejo do grupo de investidores prestigiar o comércio, os estabelecimentos comerciais, tanto na parte de fornecimento, quando na parte de serviços no mercado de Serra Talhada. A questão de contratação específica para a obra, nós deveremos estar a partir de 60 dias. A obra já iniciou a terraplanagem, já houve, inclusive, registro fotográfico aqui do FAROL.

Os serviços de terraplanagem lá implica a retirada do solo mole, o solo decomposto organicamente há muitos anos, precisamos limpar, precisamos substituir, precisamos colocar o shopping todo na cota de implantação. Então, isso demandará aproximadamente 60 dias.

Agora, a caminho daqui, tive que orientar três motoristas de equipamentos que estão chegando, que eles não sabiam exatamente onde fica e eu tive a oportunidade de cruzar com eles agora e dizer por onde ir para chegar ao canteiro do shopping.

Nós estamos mobilizando esses equipamentos, as primeiras contratações foram de empresas locais, como a Natal, e assim será. Nós vamos dar prioridade, tenho propostas já para a fabricação de formas metálicas nas serralharias locais. Agora efetivamente a mão de obra de pedreiros, carpinteiros e armadores, nós estaremos dando ênfase, com certeza daqui a 60 dias.

Veja também:   Corpo de barbeiro é encontrado no Pajeú

carlito 4
FAROL: Além do shopping tem outro empreendimento que é o centro médico empresarial. Me fale um pouquinho para os nossos leitores desse centro médico empresarial.

Carlito Godoy: Perfeito, você com sua capacidade jornalística, antecipou tudo isso com sua investigação. Na  verdade, o shopping exige um master plano, esse master plano envolve tráfego, envolve circulação de veículos, envolve equipamentos que agreguem ao shopping  e agreguem a cidade. Então, no master plano, desde o início, foi previsto uma área para um centro médico empresarial. Quando eu digo médico eu me refiro a médicos, dentistas, psicólogos, fonoaudiólogos, empresarial para advogados, engenheiros, contadores, jornalistas. Espero o FAROL DE NOTÍCIAS em breve lá também.

Este equipamento, nós estaremos também, nos próximos 120 dias fazendo a apresentação e após a aprovação do projeto, evidentemente, nós estaremos fazendo o lançamento de vendas. Objetiva, agregar ao shopping mais serviços e mais público. Existe também outras ideias para áreas remanescentes que nós estamos pesquisando, que serviços seriam esses que nós poderíamos também implantar ao redor do shopping. Como já se vê existem também loteamentos defronte, vai trazer ali para Serra Talhada. A prefeitura, acredito que com recursos da prefeitura, do governo federal, do estado, enfim não sei. O importante é que está sendo construída a nova avenida em frente ao shopping, que era uma das pré condições. Como é que vai fazer um shopping que não tem acesso?

Graças a Deus já iniciaram os serviços e daqui a uns dias nós teremos aqui a avenida, que chama-se parece, Anel Viário, no momento. E lá será implantado o shopping e esse centro médico empresarial, com nove mil metros quadrados de área construída e com a característica de uma asa delta, inspirada que o criador da asa delta é serratalhadense, o senhor Evangelista.

Então, nós raciocinamos a asa delta indo de encontro com a serra. Todas as salas terão como frente a serra e como cartão postal a Serra Talhada. A sua arquitetura, que em breve nós estaremos trazendo à mídia e ao povo de Serra Talhada. nós estaremos mostrando curvas, para dar a ideia da serra, mas também da talhada.

Veja também:   Evento fortalece nome de médico na chapa de Márcia

carlito 5
FAROL: Para finalizar, Carlito Godoy é otimista com relação ao futuro de Serra Talhada?

Carlito Godoy.: Sempre fui. Já foi a época em que a solução das nossas vidas era a 232. Quando criança, acredito que você também Giovanni, as opções que nos eram dadas era pegar a BR-232 no sentido de Recife, ou pegar a 232 pela Itapemirim no sentido de São Paulo. Há no Brasil, realmente, uma inversão. Está havendo uma interiorização, eu não sou político, não defendo questões, mas reconheço que nos últimos houve a interiorização do Brasil. Você vê novas riquezas, novos estabelecimentos.

Eu gostaria de adiantar a você o seguinte, primeiro esses empreendimentos, que seus leitores têm comentado, na maioria elogiosos, que fique bem claro que é um empreendimento privado.  Segundo, eu digo no meu íntimo, que o dono do shopping é o povo de Serra Talhada e os 29 municípios que circundam Serra Talhada, num raio de 75 km. Que eu depois lhe darei esses 29 município, que é fruto de uma pesquisa que fizemos. Então a 25 km tem Santa Cruz da Baixa Verde, a 50 km nós temos muitos município, como vocês sabem, como Triunfo. E o shopping pertence ao povo de Serra Talhada a aos seus vizinhos, porque junto com a população de Serra Talhada, esses 30 municípios, no raio de 75 km, tem hoje 516 mil habitantes.

Por isso que Serra Talhada é um polo e acredito no desenvolvimento da cidade, acredito que vamos ter um aeroporto. Não pode ter uma população de 516 mil habitantes, num raio de 75 km não se ter um aeroporto. Nós precisamos apenas ampliar a pista existente e dopar melhor o terminal, então, eu acredito e amo Serra Talhada.