Nesta terça-feira, dia 5, comemora-se, em todo o mundo, o Dia do Meio Ambiente. Com este foco, o FAROL entrevistou, por email, os três principais pré-candidatos ao Governo de Serra Talhada – Sebastião, Luciano e Fonseca. Quisemos saber sobre que políticas eles têm para o meio ambiente da Capital do Xaxado. Assim nos respondeu Luciano:

FAROL -Como você avalia a política de meio ambiente ora existente em Serra Talhada?

LUCIANO DUQUE – A questão do meio ambiente é muito antiga, remonta ao aparecimento da indústria no continente europeu, mas somente agora, neste início de século XXI é que de fato ganhou notoriedade. Com o advento da internet, da popularização das informações todas as camadas da sociedade atentaram para seriedade do tema. Pois bem, não é diferente em Serra Talhada. Também nós aqui nos envolvemos nesta “onda natural” e nos inserimos na questão.

Somos sensíveis a degradação que vem sofrendo nossos ecossistemas e por isso, esta administração já começou a implantar diretrizes ambientais, que reconhecemos ainda são tímidas mas que marcam um início de uma política que vai se desenvolver rapidamente. Renomeamos a Secretaria de Agricultura, que passou a denominar-se Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, onde foi criada uma diretoria específica para questão e entregue a um dos nossos mais renomadas ambientalistas, Homembom Magalhães, com trabalhos relevantes na área, e de reconhecimento em todo Estado.

Assim começamos a dar nossos passos e algumas vitórias já foram alcançadas, como a criação de reservas ambientais, como a da Mata da Pimenteira, que visa proteger a caatinga, nosso principal ecosistema. Também merece
destaque a atuação desta diretoria na luta pela recuperação e revitalização do nosso Rio Pajeú, que durante tantos anos vem sendo agredido. Assim, tenho a dizer que vejo com bons olhos e esperançoso para política ambiental de Serra
Talhada.

FAROL – Quais serão as propostas com relação ao meio ambiente que serão levadas à
população durante a campanha eleitoral?

LUCIANO – Jamais serei capaz de usar a questão ambiental como moeda eleitoreira, mas tenho a dizer que temos muitas propostas neste campo para serem apresentadas, discutidas com a população e postas em prática são continuidades das que estão sendo postas em prática atualmente, como a manutenção e apoio ao bioma caatinga, assim como a um trabalho de conscientização da população ribeirinha para importância do rio Pajeú.

Imaginamos e pretendemos criar outras áreas de preservação, entre elas a serra que dá origem a nosso nome: Serra Talhada. Imaginamos ali um parque ecológico, preservado, protegido por lei. Também imaginamos o incentivo e a criação de áreas verdes na cidade (perímetro urbano), com a criação de parques municipais que ajudem a melhorar a qualidade do ar e ao mesmo tempo melhorar nosso clima. Incentivar e implantar nas escolas públicas cadeiras específicas sobre o assunto, para sensibilizar e formar cidadãos consciente, acreditamos ser esta também  uma questão de educação, e por aí vai.

É um tema longo, que certamente receberá a atenção devida e os investimentos necessários para que possamos não apenas dar nossa contribuição ao planeta, mas sobretudo que possamos criar condições de dar uma melhor qualidade de vida a todos.