Fotos: Farol de Notícias/Max Rodrigues

Publicado às 04h43 deste sábado (18)

Centenas de crianças e adolescentes se reuniram na noite dessa sexta-feira (17), para vivenciar o projeto “Entre a territorialidade e a diáspora: Brasil a Mátria que nos adotou” no Colégio Municipal Cônego Torres, que já acontece há sete anos na escola.

Falando de diáspora, os alunos dançaram coco, congada de São Benedito, balé contemporâneo com ritmos africanos, maracatu, recitaram poesias, jogaram capoeira, makulelê e fizeram pequenas palestras explicando ao público sobre os temas do evento.

Em conversa com o Farol de Notícias, as idealizadoras do projeto Daniela Malta e Alda Souza, enfatizaram que os alunos prepararam as apresentações por um mês e deram um verdadeiro show de cultura e reconhecimento da negritude.

“Nossa proposta é interdisciplinar e conseguiu abranger professores de diversas áreas para trabalhar a temática com todas as turmas da escola. O nosso sentimento é de felicidade de ver os alunos empenhados em suas apresentações e também reconhecendo sua própria negritude, assumindo essa herança cultural que é essencial no nosso país”, afirmou Daniela Malta.