1qeanznvkhrcf1mhcc6yxmtndA esposa do líder opositor venezuelano preso Leopoldo López, Lilian Tintori, disse ter sofrido abuso de policiais durante uma revista antes de visitar o marido.

“Deixaram-me completamente nua. Pediram que abrisse as pernas diversas vezes e revistaram até meu absorvente”, disse em sua conta no Twitter. Ela ainda denunciou que sua sogra teve que passar por procedimentos semelhantes na frente dos dois filhos do casal, Manuela, de 6 anos e Leopoldo Santiago, de 3 anos.

Essa não foi a primeira vez que Lilian denunciou ter passado por tais procedimentos, mas a primeira vez que isso aconteceu na frente dos filhos. “Estão tentando nos separar como família. Torturam a Leopoldo psicologicamente com essas medidas, a mim e o pior, aos meus filhos!”, concluiu.

Histórico

Leopoldo López foi condenado a 13 anos e nove meses de prisão por associação criminosa, incêndio, danos à propriedade pública e instigação da violência durante os protestos contra o governo de Nicolás Maduro realizados em fevereiro de 2014. As manifestações, registradas até maio daquele ano, deixaram 43 mortos e milhares de feridos.

Ele cumpre pena na cadeia militar de Ramo Verde, ao norte de Caracas. O local é o mesmo onde esteve preso “preventivamente” desde o começo de 2014, quando se entregou às autoridades alegando ser inocente. Organizações de direitos humanos pedem sua libertação imediata, denunciando que passou por um processo judicial injusto.

(Do Portal iG)