cleberFamiliares das vítimas do acidente aéreo que vitimou mais de 70 pessoas, entre eles os jogadores pernambucanos Cleber Santana e Everton Kempes, na madrugada desta terça-feira (29), na Colômbia, vão ser levados ao país vizinho nesta quarta-feira (30) para reconhecer os corpos, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo Elton Victor, concunhado de Cléber Santana, a esposa do jogador é quem deve fazer a viagem.
“A informação que eu recebi é de que vão cerca de 40 pessoas, entre familiares e algumas autoridades do Brasil”, detalhou por telefone Elton, que contou que segue para Chapecó (SC) na madrugada desta quarta. A reportagem também tentou falar com a esposa do jogador Cleber Santana, que era capitão do time da Chapecoense, mas foi informada de que ela não tinha condições de dar entrevista no momento. O G1 também procurou a assessoria da FAB para confirmar o horário do voo, mas as ligações não foram atendidas.

Enquanto as buscas eram realizadas, a família de Cleber Santana mantinha esperança de que ele fosse encontrado vivo. Ao conversar com a imprensa diante da casa da família, no bairro de Ouro Preto, em Olinda, durante a manhã desta terça, o irmão do atacante, Cleidson Santana, afirmou acreditar que ele sairia com vida da tragédia. As operações de busca e resgate foram encerradas por volta das 18h (horário do Recife) com o balanço de 71 mortos e 6 feridos: os jogadores Alan Ruschel, Neto e Follmann, o jornalista Rafael Henzel, o técnico da aeronave Erwin Tumiri e a comissária de bordo Ximena Suarez.

Cleber Santana tinha 36 anos e era pai de dois filhos, um de 14 e outro de 11 anos. Nascido em Abreu e Lima, no Grande Recife, Cleber deu início a sua carreira no Sport Clube do Recife. Antes da Chepecoense, onde estava há dois anos, ele jogou pelo Vitória, Santos, São Paulo, Atlêtico Paranaense, Avaí, Flamengo, Criciúma, o japonês Kashiwa Reysol, e os espanhóis Atlético de Madrid e Mallorca.

Outro pernambucano que consta na lista oficial dos passageiros no avião é o atacante Everton Kempes, natural de Carpina, na Mata Norte do estado. O G1 tentou localizar a família do jogador, mas não obteve êxito. Com 34 anos, ele jogou em clubes brasileiros como Portuguesa, Vitória, Ceará, América Mineiro, além dos japoneses Cerezo Osaka e JEF United Ichihara Chiba.

Do G 1 Pernambuco