DSC_0163-1Estação de esgoto em dezembro de 2014: FAROL foi acionado para alertar a prefeitura, que ainda não fez nada (Foto: Alejandro García/Farol)

Um velho problema continua tirando o sono e a saúde dos moradores do bairro da Caxixola em Serra Talhada. A estação de esgoto do bairro continua sub-dimensionada e com problemas para atender toda localidade, resultado: se o equipamento já vinha apresentando problemas antes das chuvas, com o início delas, a coisa piorou ainda mais.

O FAROL recebeu fotos de leitores  nas imediações da estação de esgoto, que transbordou espalhando um líquido fétido de fezes e urina na avenida principal do bairro. “Isso é uma falta de respeito, cadê o cumprimento da promessa que nos fizeram aqui mesmo pelo FAROL“, cobraram alguns moradores, com indignação.

Veja também:   Márcia abre jogos escolares em ST com mais de 2 mil estudantes

A promessa foi feita pelo atual secretário de Serviços Públicos, Célio Antunes. Ele disse à reportagem que o caso seria encarado de frente nos meses de janeiro e fevereiro deste ano. O FAROL entrevistou Célio em dezembro de 2014, quando ele firmou o prazo dando garantias de resolução do problema da estação de tratamento.

Neste mês de abril, a estação de esgoto transbordou após as chuvas. Dejetos chegaram até a avenida principal do bairro (Foto enviada por moradores da Caxixola)

20150409_105147[1]

O sistema de esgoto, que é de responsabilidade do poder municipal, foi construído em 1999, no governo Tião Oliveira, e desde então não recebeu qualquer reforma para acompanhar o crescimento do bairro. Quando a estação foi concluída, há 15 anos, a Caxixola possuía cerca de 300 casas. Atualmente, o local tem aproximadamente 1500 residências.

Veja também:   Idoso que morreu após cair de prédio em ST estava despido

“Aqui é preciso uma reforma completa com ampliação de toda a estrutura para atender o crescimento do bairro”, opina o morador Nelson Braz, preocupado com a saúde da família. Ele conta que a filha pequena vive constantemente doente por conta da falta de higiene ao lado de sua casa.

DESAFIO FICARÁ PARA MÁRCIO OLIVEIRAMárcio Oliveira

Com as recentes mudanças que devem acontecer no secretariado do prefeito Luciano Duque, nos próximos dias, quem assumirá a responsabilidade pela estação de esgoto será o novo secretário de Serviços Públicos, Márcio Oliveira, que parece disposto a encarar de frente os problemas inerentes à pasta. O então secretário Célio Antunes deverá ser realocado.

 

Confira mais fotos

Veja também:   Bairros com mais casos suspeitos de estupro em ST

DSC_0161DSC_0165Morador da localidade, Nelson Braz, acionou o FAROL em 2014 e ainda não viu o problema revolvido. Ele conta que a família vive constantemente doente