eugenioPor Eugênio Marinho, empresário de Serra Talhada

Responsável pela maior parte da arrecadação de impostos destinada a cobrir as gastos do Estado Brasileiro, aqueles brasileiros que não fazem parte dele, o resto da sociedade brasileira, são tratados por este Estado como uma prima pobre, aquela que em nome das regalias do primo rico deixa de dispor de melhores serviços públicos.

Com aproximadamente 10% do PIB dos Estados Unidos e com 40% menos habitantes, o Brasil tem 513 deputados federais, enquanto os Estados Unidos têm 435, 81 senadores contra 100 daquele país, lá, igualmente ao Brasil, o número destes congressistas também é calculado em função do número de habitantes. Mesmo sem sermos tão ricos quanto os americanos, o que sugeri que deveríamos ter um menor estrutura de Estado, se aplicássemos o mesmo índice de cálculo deles teríamos 307 deputados federais e 60 senadores.

Não bastasse esta discrepância todos estes congressistas brasileiros ainda têm muitas regalias, como: duas férias, aposentadoria precoce e com valor integral em relação aos rendimentos da ativa, recebem simultaneamente apartamento e auxílio moradia, etc, todas totalmente incompatíveis com a realidade da maioria dos brasileiros. E esta realidade não se limita só aos congressistas, mas também aos membros das assembleias legislativas estaduais e municipais e a milhares de servidores públicos.

Antes de qualquer ajuste na gestão pública o justo seria adequar a realidade dos nossos primos ricos, membros dos três poderes do Estado Brasileiro, a realidade vivida por todo restante da sociedade brasileira, patrocinadores majoritários das suas despesas. Acreditar que os beneficiários destas mordomias vão algum dia legislar contra seus interesses é um grande equívoco, é preciso que a sociedade através de suas várias instituições ativas dêem um basta nesta grande injustiça.

Brasil justo, é Brasil que trata todos os brasileiros da mesma maneira.