Da assessoria

O Ministério da Integração Nacional vai investir neste ano R$ 1,1 bilhão em 12 estados por meio do programa Água para Todos. Serão instaladas cisternas de placa e de polietileno, sistemas simplificados de abastecimento e pequenas barragens. As tecnologias serão implantadas em parceria com os governos dos estados e órgãos federais. A meta é beneficiar 750 mil famílias até 2014. 

O ministério já implantou o programa em Alagoas, Bahia, Sergipe, Ceará, Piauí, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Amazonas e Rio Grande do Sul. 

No Piauí, por exemplo, até o fim deste ano, mais de 9 mil famílias contarão com pequenas barragens, que servem tanto para consumo humano quanto para a dessedentação animal. Em Pernambuco, a previsão é de que, até 2013, mais de 900 assentamentos, comunidade quilombolas e indígenas terão água de qualidade para o consumo.

Municípios do Rio Grande do Sul e do Amazonas também já foram mapeados para receber tecnologias do Água para Todos. Apesar de não pertencerem ao Semiárido, os moradores dos dois estados foram afetados pela estiagem. Os números de beneficiados por estado e a verba destinada ainda será definida após o trabalho de territorialização, que consiste na indicação exata dos locais – nos municípios – onde as tecnologias serão instaladas.