eugenioPor Eugênio Marinho, empresário serra-talhadense

O que você quer ser? Esta é uma pergunta que nos fazem ao longo de nossas vidas. Geralmente quem a faz, apenas por fazê-la, já demonstra uma preocupação com a nossa vida. A resposta consciente a esta pergunta traz uma magia incrível, ela orienta os pensamentos e as atitudes dos que assim respondem, fazendo com que eles caminhem, dia após dia, do estado atual em que se encontram para este seu estado desejado.

É assim que crianças das diversas realidades sociais se transformam em grandes profissionais, das artes, das ciências humanas, das ciências exatas, do esporte, da música, do teatro, do empreendedorismo, juntos, estes profissionais engrandecem suas nações. Mas, estas ações individuais não garantem o êxito coletivo destas nações e consequentemente por isto não garantem a realização plena destes seus cidadãos, pois nenhum deles é feliz se viver sem uma convivência coletiva saudável fora dos limites da sua vida privada.

Culturalmente, faltamos como brasileiros, nos fazer outra pergunta: O que queremos ser? O que o Brasil quer ser? Ao termos também está preocupação, além de cada brasileiro fazer o que tem que ser feito para buscar seu particular estado desejado, também terá a preocupação com o seu estado desejado coletivo, sendo mais solidário, escolhendo melhor e procurando influenciar outros para que escolham melhor aqueles que se propõem a gerir os recursos públicos que se destinam a este propósito, bem como fortalecendo os órgãos que têm a incumbência de fiscalizar as ações e punir exemplarmente os desvios de conduta destes escolhidos.

Influenciar o estado coletivo desejado, a solidariedade e fortalecer os órgãos de controle, esta são na minha opinião os principais desafio da Rede para não cair na vala comum dos inúmeros partidos políticos que compõem o Brasil.

Eu sou um elo. Sozinho, é apenas o que sou. Mas unido a outros que tenham um mesmo propósito, somos uma corrente, e uma corrente é capaz de nos arrastar do nosso péssimo estado atual coletivo para um outro estado coletivo desejado, melhor para todos nós.