A retórica política de Donald Trump, pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, é “racista” e evoca Adolf Hitler, afirmou o ex-presidente mexicano Felipe Calderon a repórteres em um evento na Cidade do Mexico neste sábado (27).

“A lógica de exaltar a supremacia branca não é só anti-imigração”, disse Calderon. “Ele está agindo e falando contra imigrantes que têm cores de pele diferentes da dele, é abertamente racista e está explorando sentimentos como Hitler fez na sua época”, afirmou o ex-presidente.

Calderon governou o México entre 2006 e 2012.

Em sua campanha, Trump acusou o México de enviar estupradores e traficantes de drogas aos Estados Unidos e disse que vai fazer os mexicanos pagarem por um muro que construirá na fronteira com os Estados Unidos, caso seja eleito – e reafirmou sua proposta ao vencer a prévia em Nevada nesta semana.

Até o Papa Francisco condenou a declaração. “Uma pessoa que pensa apenas em construir muros, onde quer que seja, e não em construir pontes, não é um cristão”, disse Francisco em resposta a uma pergunta sobre as opiniões de Trump. “Isso não está no evangelho”.

O ex-presidente Vicente Fox, predecessor de Calderon, também comparou Trump a Hitler em uma entrevista a Anderson Cooper no canal de televisão CNN. “Ele me lembra Htiler”, disse Fox na sexta.

G1