Após publicação da leitora Rita de Cássia Nogueira sobre a distribuição de água feita pelo Exército Brasileiro na zona rural de Serra Talhada (relembre a matéria), a instituição emitiu uma nota ao FAROL DE NOTÍCIAS. Confira na íntegra!

NOTA EXÉRCITO BRASILEIRO

Exército Brasileiro apresenta à população de Serra Talhada-PE dados sobre o Programa de Distribuição Emergencial de Água Potável no município.

O 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz), Organização Militar do Exército Brasileiro responsável pela distribuição de água potável na cidade de Serra Talhada, no contexto do Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro – Operação Carro-Pipa, apresenta à população dados importantes da execução dessa atividade no Município.

Inicialmente, cabe destacar que, seguindo a legislação vigente, cada pessoa das famílias atendidas pelo Programa recebe 20 litros de água potável por dia, destinada exclusivamente para o consumo humano, captadas no Manancial Belmonte II, localizado na cidade de São José do Belmonte-PE. A responsabilidade pela indicação do local de captação é da Prefeitura de Serra Talhada.

Ainda é importante esclarecer que, basicamente, a Portaria Interministerial nº 1/MI/MD, de 25 de julho de 2012, atualizada pela Portaria Interministerial nº 2/MI/MD, de 27 de março de 2015, regulamentam a Operação Carro-Pipa. De acordo com essas Portarias, as principais atribuições do Governo Municipal, por intermédio dos órgãos municipais de defesa civil ou estrutura equivalente, são:
1. Apresentar um relatório mensal informando os resultados da Operação;
2. Informar à Secretaria de Defesa Civil (SEDEC) a existência de problemas ou irregularidades na Operação;
3. Fornecer à Organização Militar do Exército as informações de:
– localização dos mananciais ou pontos de captação de água potável;
– localidades para abastecimento;
– número de pessoas atendidas;
– distâncias entre os mananciais ou pontos de captação de água potável e as localidades abastecidas;
4. Atribuir à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, ao Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável ou órgãos correspondentes, a competência para a manutenção e a fiscalização das ações necessárias ao desenvolvimento da Operação Carro-Pipa;
5. Controlar o recebimento de água nas localidades, designando um responsável;
6. Fiscalizar as condições estruturais e sanitárias das cisternas dos pontos de abastecimento;
7. Realizar o monitoramento do controle da qualidade de água a ser distribuída;
8. Realizar análises no ponto de captação da água, conforme parâmetros e frequências definidos na Portaria nº 2914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde.

O 71º BI Mtz esclarece, ainda, que:
1. A quantidade de água entregue é suficiente para todas as pessoas residentes dentro de um raio de 500 metros no entorno de uma cisterna abastecida pela Operação Carro Pipa;
2. Se algum morador não estiver recebendo água, deverá informar o fato à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC);
3. Após a análise da solicitação, a COMDEC encaminhará o pedido ao Exército Brasileiro, que adotará os procedimentos necessários para operacionalizar a entrega da água.

Além do município de Serra Talhada, onde cerca de 13.800 pessoas recebem água da Operação Carro-Pipa, o 71º BI Mtz, localizado em Garanhuns, é responsável pela entrega de água em mais 42 municípios do Agreste e Sertão Pernambucano, por intermédio de 282 caminhões-pipa contratados que entregam água em 3.500 cisternas, beneficiando por volta de 180.000 pessoas.

EXÉRCITO BRASILEIRO: BRAÇO FORTE – MÃO AMIGA