Fotos: Farol de Notícias/Alejandro García

O serra-talhadense Expedito Pereira de Carvalho, nasceu no dia 1º d abril de 1927 e até hoje tem uma memória que nem todo jovem de 20 anos possui. Expedito Pereirinha, como é mais conhecido, completa 90 anos neste sábado (1) e vai comemorar logo mais a noite com a sua família. Uma prole de 10 filhos, 12 netos, bisneto, genros e noras.

Seu Expedito recebeu a reportagem do FAROL em sua residência e declarou estar muito feliz aos 90 anos, ao ponto de contabilizar até as horas que viveu.

“Rapaz, isso é muito bom. Porque de qualquer maneira foi uma viagem muito longa. Estou satisfeito, graças a Deus. Sei até a quantidade de meses que eu já vivi, de dias e de horas. Com 90 anos, eu tenho 1080 meses, 32.850 dias e tenho 788.400 mil horas até essa hora. Eu estou agradecido a Deus por conta disso, muito bom”, declarou.

Pereirinha já fez um pouco de tudo na vida e lutou para estudar em tempos que não haviam escolas. “A vida da gente foi uma vida de sacrifício, naquela época nós não tinha colégio para estudar, não tinha nada aqui em Serra Talhada. Dentro do Fórum, onde hoje é a Casa da Cultura, tinha uma parte que o juiz reservou para a gente aprender com o militar Durval de Oleron Barreto. Eram 34 pessoas, todos amigos, rapazezinhos novos para ver se aprendiam alguma coisa, inclusive, Lorena, João Duque e outros tantos. Depois fizeram ali o Solidônio Leite e passou a ter uma escola do estado, mas a gente já tinha aprendido muito com o sargento Durval e todos nós ficamos mais ou menos preparados”.

VIU NASCER O MAIOR BAIRRO

Um dos orgulhos de Expedito Pereirinha foi testemunhar o surgimento do maior bairro de Serra Talhada. Aliás, foi dele a ideia de batizar o ‘Bom Jesus’.

“Acompanhei o crescimento do bairro Bom Jesus, os primeiros moradores do bairro eram oito: seu Luis Galdino, João do Alto, Mané de Cota, os Pau Ferro, Eufrásio, Dona Maria Leite, Delmiro e seu Alcides sapateiro. Tinha uma senhora que tinha um hotelzinho em frente a prefeitura, que nesse tempo era um açougue ali. Então, ela passou lá para o Alto, quando foi para lá ela convidou ao padre Jesus Garcia para celebrar a primeira missa lá”, relembrou, afirmando que após a missa o bairro foi batizado.

“O bairro não tinha nome de Bom Jesus. Daqueles oito moradores mais velhos, um queria um nome e o outro não queria, começaram a discursar. Na hora eu disse: ‘quem foi que celebrou a primeira missa?’, eles responderam que foi o padre Jesus e eu perguntei: ‘Por que não coloca o nome de Alto do Bom Jesus?’. A sugestão foi da gente”.

LONGEVIDADE

Animado, no final da entrevista, Expedito Pereirinha arriscou dar a receita da longevidade e manter o bom humor com a mente sadia.

“Rapaz, o segredo para chegar nessa idade é a pessoa se sustentar e não crescer para cima de nenhuma alimentação ou qualquer coisa que venha prejudicar a saúde. Eu fumava muito e deixei quando senti que ia me prejudicar. Fiquei lutando com a turma todinha dos filhos, dando educação e cuidando da saúde também. Tive um problema em 1976, fiz um cateterismo, deu certo. Depois fiz apendicite, fiz próstata, catarata e graças a Deus estou contando a história. Se Deus quiser vamos fazer a festa, estou animado. A meninada toda está tudo por aí neste sábado, graças a Deus”, concluiu.