Politico oportunistaE o FAROL vai estar representado na terra do samba, do Carnaval e do Cristo Redentor durante o V Seminário de Pesquisa em Mídia e Cotidiano, que acontece no estado do Rio de Janeiro no início do próximo mês. Um dos editores desta bagaça virtual, Giovanni Sá Filho, de 29 anos, que faz Mestrado em Comunicação na Universidade Federal da Paraíba, foi convidado, nessa segunda-feira (20), para apresentar pesquisa que vem desenvolvendo sobre a construção do discurso político no jornalismo.

Sá Filho vai palestrar para uma plateia de acadêmicos, entre estudantes e professores da Universidade Federal Fluminense (UFF), situada em Niterói. Curiosamente, o jornalista, formado em 2010, revela que inspirou-se na cobertura política da campanha à prefeitura de Serra Talhada, em 2012, para tentar compreender como se edifica o ethos do sujeito público durante uma eleição. Para isso vem estudando as principais teorias sobre o assunto. O resultado será a escritura de uma dissertação.

Veja também:   OPINIÃO: Tudo pode ser como nunca foi; fechemos os olhos em uma viagem no tempo

Suas indagações o levaram a escrever um projeto de pesquisa instigante acerca das estratégias de construção do discurso político e do caráter do sujeito público no seu contato com os eleitores e a imprensa. Atualmente, o jornalista analisa as estratégias de formação dos discursos políticos criadas pelos atuais candidatos ao governo da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) e Cássio Cunha Lima (PSDB), que se enfrentam pelo segundo turno no próximo domingo.

O FAROL sente-se feliz em ver seus idealizadores galgando espaço, conectando conceitos e se destacando além das fronteiras da região Nordeste. Fazemos questão de dividir esta notícia com todos os nossos queridos leitores, já que os debates políticos produzidos aqui são fonte diária de inspiração para o nosso jovem pesquisador e futuro mestre. É isso aí!

Veja também:   Vereador anuncia apoio a Márcia e deixa oposição mais fragilizada

giovanniContato com o discurso político eminente em Serra Talhada inspirou pesquisa do editor do FAROL; acima, Giovanni Sá Filho entrevista o deputado eleito Augusto César