tecnologia

(Do Jornal do Brasil)

Geladeira que pode fazer compras pela Internet, carro ultra conectado e (em breve) autônomo, televisores de todos os tipos e tamanhos com apps modernos, impressoras 3D, realidade virtual e drones. Estes são apenas alguns dos produtos em exposição na International Consumer Electronics Show (CES) 2016, a feira de consumo eletrônico voltada para inovações que acontece em Las Vegas. Entre as mais esperadas estão as novidades das áreas de saúde e fitness, com uma enorme gama de dispositivos “wearables” — que podem ser “vestidos” –, como o “ReliefBand”, que promete reduzir as náuseas matinais das mulheres grávidas.

Também estão sendo expostos artigos como o “TempTranq”, para monitorar crianças com febre, e o “Omron”, que mede a pressão arterial, além do “Blaze”, o smartwatch da empresa “Fitbit”, uma das primeiras a produzir monitores de atividade. Nesta linha, outra tendência é a casa “inteligente”. Uma infinidade de apps, gadgets e aparelhos eletrônicos podem ajudar o usuário a conseguir uma “Smart Home”. Muitos são baseados no “HomeKit”, da Apple, que já conecta os sistemas de iluminação, termostato, aquecedores, cortinas e aparelhos ao iPhone.

Veja também:   PRF apreende carreta com 16 toneladas em Serra Talhada

A Samsung acaba de lançar uma geladeira com uma tela touch screen de 21,5 polegadas que permite fazer compras online. A LG, por sua vez, tem uma geladeira que se abre automaticamente quando uma pessoa se aproxima graças a um sistema de sensores. Além de um sistema inteligente com câmera de vídeo que “sente” quando a dispensa está vazia. O “Parrot Pot” tem um sistema que rega as plantas de forma programada e percebe, por meio de sensores, a quantidade de água que elas necessitam.

Televisores de diversos tamanhos e inúmeras inovações devem agradar todos os gostos com resoluções que vão desde OLED até o 8K, que prometem imagens mais definidas e cores mais profundas do que nunca. Ainda faltam, no entanto, filmes que rodem os formatos, por isso é difícil realmente analisar as mudanças. A feira em Las Vegas também traz novidades na área dos computadores e tablets. Chegam, com monitores de mais de 35 polegadas o Alpha Maingear e Origin Omni. O Acer Aspire 12S , por sua vez, é um “conversível” com tela de definição 4K.

Veja também:   Aliados de Márcia e Sebastião já caminham juntos em ST

Além disso, a feira internacional tem tido um papel cada vez maior na divulgação das tecnologias automotivas e das novidades na área de carros autônomos, assim como de uma série de componentes inovadores, sensores entre outros. Os veículos elétricos não ficam atrás e a Volkswagen apresentou um micro-ônibus movido a bateria, enquanto Chevrolet anunciou o Bolt, seu elétrico de pequeno porte. O carro do futuro, cujo projeto já começa a despontar no evento, deve ser equipado com radar, sensores de vídeo e um computador de bordo tão avançado quanto de um avião.