Por Paulo César Gomes, professor e escritor serratalhadense

O maior evento cultural e popular de Serra Talhada completa em2013, 223 anos de existência, uma marca histórica que nos dá a dimensão da importância da Festa de Nossa Senhora da Penha para o município. É bem verdade que com o passar dos anos o “novenário” da padroeira perdeu espaço em relação à festa profana, isso por que a festa virou uma vitrine publicitária para os políticos. No início dos anos 1990 foram introduzidos pela primeira vez os shows na praça. O surgimento desse tipo programação, que mescla entre outras coisas, bandas e músicos populares de repertórios de gosto duvidoso, resultou em uma superlotação do espaço, o que acabava causando desconforto para a população na hora de prestigiar os shows.

Esses problemas possibilitaram a realização de mudanças na estrutura do evento, como por exemplo, a transferência do palco principal para a lagoa Maria Timóteo, o que acabou facilitando a circulação da população na Praça Sérgio Magalhães. Nos últimos anos , o Polo Cultural, instalado na praça, veem se tornando uma importante bandeira na defesa da verdadeira cultura popular. Porém, agora em 2013, a Prefeitura Municipal anunciou que o Polo Cultural sofrerá mudança, que na verdade busca atender ao pedido de alguns empresários feito diretamente ao prefeito, no qual alegam que “o palco estaria tampando a fachada da sua (s) loja (s) e atrapalhando as vendas”.

Vale lembrar que o palco é colocado naquele ponto há pelo menos 18 anos e que a festa só dura 13 dias. Desta forma, o palco será deslocado em outro ponto da Praça, ficando em uma posição bastante “estranha” em relação à Igreja Matriz, Padroeira do evento. Vejam bem, caros leitores! A cultura de uma cidade é baseada, entre outras coisas, na tradição. E querer alterar o que já é costume, é o mesmo que jogar no lixo uma parte significativa da nossa história. As mudanças com a finalidade de beneficiar a coletividade serão sempre bem vindas. No entanto, as que visam beneficiar apenas o
interesse privado são condenáveis.

Ainda que argumentem que as mudanças no Polo Cultural sejam realizadas para facilitar os trânsito, não vão conseguir convencer a sociedade, pois para que isso ocorra é preciso que se retirem todas as barracas, parques de diversão e não seja promovido mais nada na Praça Sérgio Magalhães. Até porque o problema de trânsito na cidade é crônico e não é culpa da realização da festa. Mas mesmo que essa venha a ser considerada a melhor festa de todos os tempos, ainda
assim faltará o calor humano e a magia nostálgica da tradição festiva que se perde a cada dia em função dos interesses particulares.

Um forte abraço a todos e a todas e até a próxima!