Da Folha de PE

A chuva de meteoros Orionídeos terá picos de melhor observação nas madrugadas deste sábado (21) e domingo (22) em Pernambuco. O fenômeno é anual e acontece quando o planeta Terra passa pela órbita do cometa Halley e seus detritos se chocam com a atmosfera do planeta. O evento poderá ser visualizado de praticamente todo o planeta, exceto da Antártida, por causa da sua posição geográfica.

Alguns bairros da Zona Oeste do Recife e cidades mais afastadas do centro como Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, e as litorâneas são bons locais de visualização do espetáculo. Segundo estimativas de especialistas, ela terá uma boa taxa entre 20 e 25 meteoros por hora, dependendo do ponto de visualização.

Veja também:   Mãe paga promessa por bebê de 1 ano em ST

De acordo com o presidente da Sociedade Astronômica do Recife (SAR), Everaldo Faustino, o melhor intervalo para visualizar o fenômeno será após a meia-noite. “A constelação de Órion nasce no céu por volta das 22h e a Lua, que está em fase crescente, praticamente nova, não deverá interferir muito na observação, pois se põe por volta da meia-noite. Talvez o tempo nublado dos últimos dias atrapalhe um pouco”, contou Everaldo.