Enquanto a oposição fica mais no discurso alguns aliados trabalham para que o governo petista do prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, tenha mais transparência com o dinheiro público. O vereador Sinézio Rodrigues (PT) ingressou com os requerimentos 08/2013 e 09/2013, na última segunda-feira (5) que promete muito rebuliço no governo. O primeiro cobra do prefeito o envio detalhado, desde o mês de janeiro, do repasse financeiro a secretaria Municipal de Educação. O vereador quer saber se estão sendo aplicados os 25% dos recursos na educação.

O segundo requerimento, que foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores, cobra a abertura da ‘caixa preta’ do Instituto de Previdência Própria de Serra Talhada (Ippst). Sinézio Rodrigues quer que o governo envie à Câmara, de forma discriminada, os aportes realizados desde de janeiro ao IPPST- parcela patronal e do trabalhador- bem como os valores repassados com relação ao parcelamento dos débitos herdados da gestão do ex-prefeito Carlos Evandro.

“Meu objetivo é ter uma compreensão mais ampla sobre as dificuldades da Previdência Própria. Entendemos que é salutar ter o conhecimento detalhado dos recursos repassados”, disse o vereador petista. Ele também justificou o pedido de informações sobre os recursos da educação.

“É necessário observar a obrigatoriedade da aplicação de no mínimo 25% dos recursos do município na manutenção e fomento da educação pública”, disse Rodrigues. De acordo com a Lei Orgânica Municipal (LOM), o prefeito Luciano Duque tem que enviar as respostas num prazo de até trinta dias podendo sofrer penalidades se este prazo não for cumprido.