Fotos: Farol de Notícias/Alejandro García

abandonada (4)Casas estão sendo abandonadas por proprietários no bairro Vila Bela

 

O dilema de aproximadamente 20 famílias no bairro Vila Bela em Serra Talhada foi prorrogado até o dia 30 de setembro, prazo final que a Justiça concedeu para que homens, mulheres e crianças sem abrigo sejam despejadas de residências ocupadas na localidade. No entanto, a polêmica não deve acabar por aí. Mesmo sendo expulsos, os moradores, que já estão sendo orientados juridicamente, prometem recorrer da decisão. Recentemente, a ação de despejo foi tomada em favor da Caixa Econômica Federal (CEF) expondo um problema com duas faces.

Em uma delas, casas estão abandonadas, vítimas do descaso e do abandono, servindo como ponto de tráfico e consumo de drogas. No outro lado da moeda, dezenas de famílias de trabalhadores sem casa própria estão cuidando das residência que ocuparam com o sonho de que um dia ganhar o direito de viverem nelas legalmente. Esse é um dos casos do trabalhador em serviços gerais Edvaldo Severino, mais conhecido por “Pato”, que mora no residencial com dois filhos e uma neta. Em visita ao FAROL, nesta terça-feira (22), ele falou em nome da esperança.

Veja também:   Sobe para 48 número de mortos em onda de frio

 

A outra face da moeda expõe a luta de trabalhadores que estão ocupando as casas e recuperando as residências com o fruto do próprio suor, como é o caso de Edvaldo Severino, o “Pato”

AoaDIotW8IY5xPrmxCKUBn--p4p6l6mc9cEJvk0BdnE-

“O juiz disse que a gente tem até o dia 30 para sair, mas vamos continuar batalhando porque temos o direito de morar ali. Muitas casas foram abandonadas porque as pessoas pegaram o dinheiro que o governo deu, cerca de R$ 5 mil, para a compra do mobiliário e investiram isso em outro bairro mais perto e mais seguro. E não viram vantagem em morar aqui. Mas nós precisamos e venho investindo nesta casa há mais de um ano. Quando ocupei ela estava depredada aí eu levantei muro, melhorei ela, cuidei dela e venho fazendo isso aos pouquinhos”, afirmou”Pato”, que cultiva no peito a esperança de pode ficar.

Veja também:   Motociclista provoca acidente no Centro de ST

CONSELHO DE HABITAÇÃO

“Pato” lamenta a omissão do poder municipal diante o problema que vai prejudicar dezenas de famílias. Segundo ele, existe um conselho de habitação, ligado à prefeitura, que não vem os ajudando. “Se é um conselho de habitação, é para ajudar os moradores e quem quer viver aqui, como nós e cuidar das casas. Mas esse conselho não tem feito nada para nos ajudar, nós somos trabalhadores também e precisamos de apoio”, frisou. O FAROL visitou o Vila Bela e conferiu a situação de descaso e precariedade de uma das casas abandonadas e visitou também a casa do trabalhador Edvaldo Severino. Confira!

Veja também:   Vazamento de gás destrói casa em bairro de ST

 

 Sem portas, casas estão depredadas e acabaram virando ponto de tráfico e consumo de drogas

abandonada (1)abandonada (2)-2

abandonada (3)

abandonada (7) abandonada (6)

A OUTRA FACE DA MOEDA 

O trabalhador em serviços gerais, “Pato”, abriu a residência ocupada para as lentes do FAROL

casa-de-Pato (1)

O trabalhador vem melhorando a casa aos poucos e calcula que já gastou cerca de R$ 10 mil

casa-de-Pato (5)

‘Pato’ expõe com orgulho como vem cuidando daquilo que os outros abandonaram

casa-de-Pato (2)casa-de-Pato (3)

casa-de-Pato (4)

casa-de-Pato (7)casa-de-Pato (6)

Pato cultiva legumes no quintal da casa sonhando que na horta da própria vida brotem dias melhores

casa-de-Pato (8)