O Ministério Publico de Pernambuco liderou uma operação em conjunto com a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária que desarticulou, no final da tarde dessa quinta-feira (24), uma rede de furto de água da adutora de Caiçarinha Penha, na zona rural de Serra Talhada. Verificando denúncias, a equipe chegou até a fazenda Barreiros, onde identificou várias mangueiras ligadas ao sistema principal de abastecimento da adutora.

Duas pessoas foram detidas na operação e conduzidas à delegacia. Elas desviavam água para usar, principalmente, em plantações de capim. Não é de hoje que a busca pelo uso fácil da água tem se transformado em caso de polícia em Serra Talhada. No final do ano passado, o FAROL publicou matéria (leia aqui e aqui) evidenciando que o furto através de ligações clandestinas haviam aumentado 114% em duas semanas.

Veja também:   Corpo de barbeiro é encontrado no Pajeú

Na reportagem, citamos o exemplo da Adutora de Roças Velhas, também na zona rural, quando foram identificadas cerca de 300 ligações clandestinas do sistema adutor. Devido as ligações clandestinas, a adutora que vinham abastecendo Caiçarinha não estava suprindo mais a necessidade do distrito, e os moradores do povoado acionaram o Ministério Público, por meio de abaixo assinado, na época, cobrando uma solução para o problema.