Editamos mais uma imagem do quadro Viagem ao Passado, trazendo a fotografia que marcou a trajetória do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em Pernambuco. O ano era 1986 e o cenário, um caminhão-palanque montado na Rua Cornélio Soares (rua dos Correios ) em Serra Talhada. O ex-governador tinha acabado de voltar do exílio e por onde passava arrastava multidões. Era um mito em forma de homem.

Segundo a professora aposentada Gildete Oliveira (que na foto conversa com Miguel Arraes) este foi o maior comício da história de Serra Talhada. Quem discursa é o ex-senador Mansueto de Lavor (falecido) e bem ao seu lado, o prefeito Luciano Duque – que se apoia sobre a coxa – contempla a multidão sonhando, talvez, com o momento que ora está vivendo.

Veja também:   1º Encontro de Advogadas do Sertão foi sucesso em Serra Talhada

De bigode o médico Nena Magalhães observa sob o olhar de Luiz Freire. Quem também aparece na foto é a ex-vereadora Lurdes Solon. A professora Gildete Pereira que ainda é filiada ao PSB diz quem tem saudades daquele tempo porque o PMDB era um partido autêntico. Pouco tempo depois, em 1990, todos migram para o Partido Socialista Brasileiro (PSB).