G1

A jornada de greve e manifestações convocada para esta quinta-feira (22) na França por vários sindicatos de funcionários do governo e da companhia ferroviária estatal está causando perturbações nos transportes e em parte dos serviços públicos, segundo a Efe.

Esta é a segunda jornada de greve e mobilizações que o presidente francês, Emmanuel Macron, enfrenta e que tem seu ponto forte nas cerca de 180 manifestações organizadas por todo o país para denunciar suas políticas “liberais e de austeridade”.

Manifestantes se opõem à reforma trabalhista e medidas como a reforma da SNCF, que acabaria com a garantia de emprego vitalício aos trabalhadores ferroviários.

Entre os aspectos mais controversos, está a proposta de “suavizar” o estatuto dos funcionários públicos, permitindo um uso massivo de trabalhadores contratados, bem como um plano de demissões voluntárias coletivas, um tabu neste setor, de acordo com a Rádio França Internacional.

O projeto do governo Macron visa eliminar 120 mil dos 5,64 milhões postos de trabalho no setor público francês, a fim de reduzir o déficit orçamentário da França para 3% do PIB.